AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / TAXA BÁSICA DE JUROS

Taxa Selic: como a baixa e alta de juros impacta em nossa vida?

Saiba o que é Taxa Selic e como afeta as finanças pessoais e a economia

Saiba o que é Taxa Selic e como sua alta e baixa afeta as finanças pessoais - Imagem│Freepik
Saiba o que é Taxa Selic e como sua alta e baixa afeta as finanças pessoais - Imagem│Freepik

A baixa e alta de juros afeta diretamente a vida de todos os brasileiros. Porém, o “economiquês” pode acabar assustando quem não é familiarizado com os termos e não sabe o que é taxa Selic e qual seu impacto no mercado — e por consequência, no nosso bolso. 

Recentemente, a taxa básica de juros da economia — a Selic — sofreu uma queda. No dia 20 de março de 2024, o Banco Central divulgou uma redução na taxa Selic de 11,25% para 10,75%. Essa decisão marca o sexto corte consecutivo da taxa pelo Copom (Comitê de Política Monetária).

O Comitê de Política Monetária é o órgão do Banco Central que define, a cada 45 dias, a taxa básica de juros da economia. A entidade toma essa decisão com base em dados, conforme as expectativas de inflação, o balanço de riscos e a atividade econômica.

AnaMaria conversou com a especialista em finanças Fernanda Ribeiro, CEO da Conta Black, para entender como a alta e baixa de juros influencia no bolso e na economia. Confira! 

CONTROLE DE INFLAÇÃO

Você certamente já ouviu falar nesse termo. A inflação é o aumento dos preços de bens e serviços em uma economia. Quando há uma grande procura por produtos e serviços, seja por conta de um aumento na renda básica, ou incentivo ao consumo, a tendência é de que os preços continuem aumentando. 

Segundo Fernanda, esse aumento reduz o poder de compra da população, já que a renda do salário não cresce na mesma velocidade. Para controlar o consumo, o aumento da taxa Selic deixa o crédito mais caro e o acesso mais difícil. 

“Os bancos ficam mais rigorosos ao selecionar os clientes que podem tomar empréstimos e as taxas ficam mais altas para os que têm probabilidade maior de inadimplência. Esse efeito acaba controlando o consumo, evitando que o aumento de preços continue acelerando”, destaca a especialista. 

IMPACTO NO BOLSO

Diariamente temos que tomar decisões em relação à vida financeira: onde e como investir um dinheiro que sobrou, comprar ou trocar de carro, e até mesmo contrair um empréstimo para conquistar um objetivo de vida.  

Conforme explica Ribeiro, a alta ou baixa da taxa Selic impacta na economia do país de maneira geral. “A variação pode estimular ou não o consumo, que por sua vez impacta no poder de compra das famílias, trazendo maior ou menor qualidade de vida. Além de afetar também nas decisões de investimento, estimulando ou não a retenção de poupança, ou o investimento em economia real, gerando mais empregos”, diz a especialista. 

Saiba o que é Taxa Selic e como sua alta e baixa afeta as finanças pessoais
Imagem│Freepik

E OS INVESTIMENTOS?

No caso dos investimentos, é preciso analisar com cuidado as probabilidades em caso de alta ou baixa de juros. “Com a redução da Selic, os investimentos mais conservadores rendem menos ao investidor, levando a refletir sobre a seguinte questão: ‘se o meu capital for investido na renda fixa, renderá 10,75% ao ano. Caso eu decida empreender, quanto um novo negócio me traria de retorno?’”, orienta Fernanda. 

Se o retorno for igual ou menor à Selic, não compensa arriscar. Caso seja maior, vale a pena usar o capital para investir ou, até mesmo, tomar um crédito para alavancar a operação. 

Saiba o que é Taxa Selic e como sua alta e baixa afeta as finanças pessoais
Imagem│Freepik

Vai receber o PIS/Pasep? Saiba como começar a investir!

EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS 

Com a taxa básica de juros do Brasil menor, os bancos reduzem também a taxa cobrada para empréstimos e financiamentos, estimulando o consumo, e o contrário segue a mesma lógica. 

Afinal, com uma taxa de juros menor, as parcelas de um empréstimo com o mesmo prazo acabam sendo menores e isso vai de encontro com a capacidade de pagamento de cada indivíduo. “Geralmente quando o brasileiro faz uma compra parcelada, ele olha mais para o valor da parcela do que para o montante final”, pontua a profissional. 

Por isso, o mercado imobiliário também é impactado pelo corte na taxa Selic. As linhas de crédito mais baratas beneficiam quem deseja adquirir um imóvel financiado. 

Comprar ou alugar um imóvel? Saiba quais as vantagens de cada um antes de decidir!

Leia mais:

Educação financeiras para jovens: entenda porquê eles são mais endividados

Como fazer o controle de gastos pessoais?