AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Diversos / CONFIRA

Mileide Mihaile representará a luta das mulheres africanas no Carnaval 2024: “Vamos fazer de tudo para passar uma mensagem de força”

Influenciadora Mileide Mihaile é rainha da Escola de Samba Independente Tricolor, que homenageia as Guerreiras Agojie por sua luta por liberdade e autonomia

Mileide Mihaile é rainha da Escola de Samba Independente Tricolor - Reprodução
Mileide Mihaile é rainha da Escola de Samba Independente Tricolor - Reprodução

O Carnaval, conhecido como o maior espetáculo a céu aberto do mundo, é muito mais do que uma festa repleta de cores e brilho. Por trás de toda a folia, há também um espaço de celebração de histórias e de lutas, e, em 2024, a escola de samba Independente Tricolor promete emocionar o público com o enredo intitulado "Agojie, A Lâmina da liberdade!", dedicado à força e à liberdade das mulheres africanas. Com Mileide Mihaile como rainha da bateria, a expectativa é que a mensagem de resistência e empoderamento ecoe pelos quatro cantos da quadra da escola e pela avenida.

O enredo resgata a história das bravas guerreiras Agojie, o único exército feminino que já existiu, conhecidas por defenderem o Reino de Daomé com determinação e coragem. A escola de samba busca ressaltar a importância dessas mulheres na construção da identidade de tantas outras, inspirando-as a lutar contra qualquer tipo de dominação.

“MENSAGEM DE FORÇA”

Mileide afirma que abordar essa luta feminina tem uma grande importância, já que o carnaval é uma vitrine gigante para transmitir a mensagem de força e coragem para toda a sociedade. “O tema, o povo, a comunidade e eu vamos fazer de tudo com nossa arte para passar com maior clareza uma mensagem de força para toda sociedade. Eu acredito que é muito importante impactar e jogar luz para pautas que impulsionam as mulheres a terem coragem para seguir os seus instintos e sonhos”, afirmou para a AnaMaria Digital.

Diante de expectativas elevadas e a responsabilidade de ser a figura representativa da energia feminina na bateria, Mileide revela estar aguardando ansiosamente o momento em que o enredo poderá ser apresentado ao público. “Eu tô mega feliz e ansiosa, o enredo desse ano fala muito daquilo que admiro e acredito! Eu espero que seja uma festa linda, animada e que toda a comunidade se realize de alguma forma”, declara a influenciadora.