AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / CONFIRA

Ana Castela é processada por plágio; confira

Cantora sertaneja Ana Castela processada por alegado plágio em música sertaneja

Ana Castela processada por alegado plágio - Reprodução
Ana Castela processada por alegado plágio - Reprodução

Ana Castela enfrenta um processo movido pelo músico Luan Kaique Vieira Castelan, alegando plágio entre as músicas "Lado Direito da Cama", dele, e "Solteiro Forçado", interpretada pela cantora. Segundo o processo, o cantor pede uma indenização de R$ 200 mil por plágio e uma retratação pelo suposto "uso indevido". As informações foram divulgadas pelo G1.

A canção de Ana Castela é uma composição feita em grupo, cujos direitos de "Solteiro Forçado" estão registrados em nome de sete pessoas, incluindo a cantora sul-mato-grossense. O processo tramitava na Justiça de São Paulo, mas foi transferido para Londrina (PR), onde Ana tem residência fixa.

"Comparando as partituras das músicas, notamos semelhanças. As letras são completamente distintas, mas a melodia é similar. A música de Luan foi registrada em dezembro de 2019", explicou o advogado de Luan Castelan, Ricardo Bockorny, ao G1.

O advogado de Luan Castelan defende que a música do cliente foi cadastrada em dezembro de 2019, enquanto a música de Ana Castela foi lançada em 7 de julho deste ano.

A música da cantora "Boiadeira" acumula mais de 160 milhões de visualizações no YouTube, enquanto a de Luan Castelan possui cerca de 70 mil visualizações.

Além dos danos morais, Luan Castelan processa a cantora por danos materiais, plágio, direitos sobre os lucros da música de AnaCastela e solicita uma retratação pública por parte da cantora.

ANA CASTELA LIDERA RANKING DO SPOTIFY COMO ARTISTA MAIS OUVIDA EM 2023

O Spotify divulgou os rankings dos artistas mais ouvidos em cada estado do Brasil em 2023, parte da Retrospectiva 2023. O sertanejo foi um dos gêneros mais escutados, com destaque para Ana Castela, liderando a lista. A exceção foi Sergipe, onde um artista internacional ocupou o topo.

De acordo com dados do Spotify, neste ano houve um aumento de 44% no consumo de músicas nacionais em comparação com o ano anterior, refletindo a preferência dos brasileiros nas playlists do aplicativo.

Além de estar no Top 100 Global e ser a cantora mais ouvida no país, Ana Castela também se destacou nos rankings estaduais.