AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Novelas / CONFIRA

Como Juliana Paes se transforma em Jacutinga, de 'Renascer'? Maquiadora detalha caracterização

A maquiadora e cabelereira Priscilla Penteado detalhou a transformação de Juliana Paes

A atriz mostrou parte do processo em suas redes sociais. - Reprodução
A atriz mostrou parte do processo em suas redes sociais. - Reprodução

Bruno Luperi, autor do remake de 'Renascer', precisou de pouquíssimos capítulos para fazer a trama cair no gosto do público. A nova versão, focada no embate entre José Inocêncio José Pedro, também conta com coadjuvantes de destaque - como é o caso de Jacutinga, vivida por Juliana Paes.

Além da história envolvente da dona do bordel, a personagem conta com um plus: é uma das X da história que são interpretadas pela mesmo atriz nas duas fases da novela, separadas em 30 anos. Para isso, a atriz precisa passar por um processo intenso de caracterização.

Entre críticas e elogios, a maquiagem de Juliana Paes em 'Renascer' deu o que falar entre a audiência da trama. Mas afinal, como a atriz de 44 anos se transforma em Jacutinga, que tem 70, antes das gravações? É o que a maquiadora e cabelereira Priscilla Penteado conta à AnaMaria Digital

COMO É FEITO?

A especialista, que atende celebridades e brasileiros nos EUA, detalhou a caracterização da personagem da novela das 9. Antes de tudo, o profissional precisa qual o objetivo deste processo. Para isso, o produtor detalha quais são suas expectativas.

A pele do ator precisa ser preparada para receber o produto: hidratação e proteção são algumas das etapas necessárias. Isso porque, outros produtos, além da maquiagem são utilizados durante a caracterização, como o látex e uma espécie de massa.

Quanto tempo leva?

Segundo Priscilla, uma caracterização complexa como a de Juliana Paes leva cerca de seis horas para ser finalizada. O tempo seria ainda maior no caso de transformação também em outras partes do corpo, como mãos e braços: "É bem cansativo pro ator estar sentado tantas horas ali pra fazer tudo isso".

Precisa ser retocado?

Normalmente, os produtos utilizados são de alta durabilidade. Entretanto, alguns fatores podem afetar o desempenho da caracterização. A especialista cita cenas com água, lágrimas ou sangue falso como alguns dos problemas enfrentas. Neste caso, o retoque se faz necessário.

Para isso, o maquiador acompanha as filmagens. No caso de algum problema, o profissional entra em ação e faz o retoque.

E PARA RETIRAR?

Se todo cuidado é pouco na hora da aplicação, o mesmo acontece na hora de retirá-los. Como os elementos utilizados são, muitas vezes, adesivos, existem técnicas para não machucar o ator ou atriz. Para isso, os profissionais usam produtos que ajudam na retirada - e muita calma, alerta Penteado.

"No caso de filmagens contínuas, como o da  Juliana, são feitos vários dias a mesma maquiagem. Então,  além da preparação que é feita antes, para retirar também tem um cuidado. Senão a pele acaba ficando extremamente sensível. Então tem que ter todo um preparo pra tirar também essa maquiagem", finaliza.