AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Brasil ultrapassa meio milhão de casos de dengue registrados em 2024

De acordo com dados do Ministério da Saúde, até o momento 75 mortes por dengue foram confirmadas e outras 340 estão em investigação

Brasil ultrapassa meio milhão de casos de dengue registrados em 2024 - Jcomp│Freepik
Brasil ultrapassa meio milhão de casos de dengue registrados em 2024 - Jcomp│Freepik

O Brasil atingiu meio milhão de casos prováveis de dengue. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira (12), apenas no início de 2024 foram registrados 512.353 casos prováveis da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Até o momento, 75 mortes foram confirmadas e outras 340 estão sob investigação. 

O número quadruplicou em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 128.842 casos. Minas Gerais é o estado com o maior número de registros, com cerca de 171 mil registros, seguido por São Paulo (83.651), Distrito Federal (64.403), Paraná (55.532), Rio de Janeiro (39.315), Goiás (31.809), Espírito Santo (14.107) e Santa Catarina (12.470).

VACINAÇÃO

O Ministério da Saúde iniciou neste mês de fevereiro a distribuição dos lotes da vacina contra a dengue. A recomendação inicial é que a imunização com a Qdenga comece por crianças de 10 a 11 anos, faixa etária com maior índice de hospitalização por dengue. Assim que novos lotes forem entregues, as demais faixas etárias serão progressivamente imunizadas.   

O lote inicial, com 712 mil doses, será enviado para 315 municípios dos seguintes estados: 

  • Distrito Federal
  • Goiás
  • Bahia
  • Acre
  • Paraíba
  • Rio Grande do Norte
  • Mato Grosso do Sul
  • Amazonas
  • São Paulo
  • Maranhão

REPELENTE

Diante de um cenário onde o aumento de infecções é alarmante, os cuidados devem ser redobrados. Segundo a médica alergista e imunologista da Espaço Zune, Millena Andrade, é necessário proteger bebês e crianças. O uso de repelentes é um dos aliados no combate à picada do mosquito Aedes aegypti. “Existem muitas opções no mercado, mas precisamos estar atentos às recomendações médicas e também do fabricante para usá-los de maneira segura, conforme a idade da criança.”, orienta a especialista.

Contudo, na hora de proteger os recém-nascidos, outra estratégia precisa ser adotada. “Neste caso, a opção mais segura ainda é a proteção mecânica: mosquiteiros, telas nas janelas, roupas de mangas compridas e calças. Mas, para essa época de maior incidência da doença, podemos usar o adesivo ‘Sai Mosquito’, que deve ser colado nas pernas, por cima da roupa do bebê”, explica a profissional. Saiba mais aqui