AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Influenciadores participam de evento de inclusão sobre a Síndrome de Down

Instituto Donwnlândia reuniu mais de 700 convidados em evento gratuito no Estádio do Morumbi

Bianca Rocha, repórter voluntária do evento Publicado em 07/08/2023, às 17h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Evento aconteceu no estádio do São Paulo Futebol Clube. - Juliana Andrade/Divulgação
Evento aconteceu no estádio do São Paulo Futebol Clube. - Juliana Andrade/Divulgação

João Vitor, primeiro aluno de Educação Física com T21 - a Síndrome de Down - da Pontifícia Universidade Católica (PUC), Vitória Mesquita, que teve um papel importante na mudança da definição da Síndrome de Down no Google e Cacai Bauer, primeira influenciadora com T21, foram alguns dos influenciadores que participaram do "Somos todos EXXXTRAordinários", 3ª edição do evento promovido pelo Instituto Downlândia no Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP), na manhã do último sábado (5).

Com o propósito de descomplicar a Trissomia do 21 por meio de informações, parcerias e acolhimento, o evento contou com a presença de mais de 700 convidados, entre eles especialistas, pais, palestrantes, colaboradores, fornecedores, voluntários e pessoas com a Síndrome de Down (T21). 

O Instituto Downlândia, inclusive, foi idealizado por Ana Paula Camillo, mãe do Lucca, Monise Guimarães, mãe do Joaquim e Pâmela Galvão, mãe da Melissa, todos com a Trissomia do 21. Júlio Casares, presidente do São Paulo Futebol Clube, mais uma vez demonstrou seu apoio à iniciativa, cedendo o espaço do camarote corporativo para a realização do evento pelo 2º ano consecutivo.

downlândia
Crédito: Juliana Andrade/Divulgação

A celebração foi apresentada pelo ator Tato Amorim, que também é apresentador, produtor e modelo. Sua presença no palco trouxe um significado especial ao evento, destacando a importância da inclusão e superação de desafios. Isso porque Tato tem paralisia cerebral e é um exemplo vivo de que as limitações não definem quem somos, pois sua participação carismática enriqueceu ainda mais a experiência de todos.

Os participantes ainda tiveram a oportunidade de vivenciar experiências únicas, e palestras enriquecedoras ministradas por especialistas da área, incluindo o médico geneticista Zan Mustacchi, a nutricionista clínica Luciana Carvalho, a fisioterapeuta Roberta Mustacchi, e o pediatra Fábio Watanabe, entre outros. 

Além disso, o evento contou com a participação de Pietra Silvestri, atriz e influencer, Rafael Cavalcante, bicampeão mundial de futsal Down, Gabriel Bernardes, empreendedor da Downlicia, Valentina Falanga e Enrico Duque, a modelo internacional Maju de Araújo, além de Alex Duarte, fundador do instituto Cromossomo 21 e Ângela Dariva, mãe do Théo e esposa do Marco Túlio, da banda Jota Quest. Todos eles puderam compartilhar suas histórias de superação e encorajamento.

"Aqui nós damos voz a todos: profissionais, pais e pessoas com a Síndrome de Down, porque temos muito o que aprender com eles", afirmou Pâmela Galvão, fundadora do projeto. Vale ressaltar que o Instituto também promove ações em hospitais e maternidades, levando informação e inclusão social nas empresas, por meio de palestras e rodas de conversa. Assim, segundo Pâmela, o evento foi uma oportunidade valiosa para estabelecer parcerias e fortalecer a rede de apoio às famílias da T21, buscando facilitar suas jornadas por meio de informação e empatia.