Vivemos em um cenário de cortes e demissões e, por isso, precisamos nos reinventar para manter o nosso emprego. A especialista em gestão estratégica de pessoas Claudia Santos dá dicas que vão ajudar nesse processo.
■ Tenha inteligência emocional
O autoconhecimento e a capacidade de gerenciar as emoções nos permitem reconhecer nossos erros e acertos.
■ Promova um ambiente de colaboração
Um bom funcionário não tenta prejudicar seus colegas e sabe trabalhar bem em equipe.
■ Tome iniciativa...
Vista a camisa da companhia e tenha coragem para enfrentar novos desafios.
■ Seja organizado
Otimize o tempo, fazendo um cronograma das suas atividades e antecipando imprevistos.
■ Estude sempre
Fazer cursos e aprender línguas são formas de crescer na carreira e se garantir na empresa.
■ Seja discreto
Apesar de parecerem inofensivas, as fofocas podem, sim, comprometer a imagem e a reputação de um profissional.
■ Pratique a diplomacia
Mantenha o bom relacionamento com todas as áreas da empresa e construa um ambiente saudável com seus colegas.
■ Foque em resultados
Apresentar um bom rendimento é uma forma de o colaborador evidenciar as suas conquistas e mostrar a diferença que faz para a empresa.