Faça massagens, elas ajudam a estimular a circulação - StockSnap/Pixabay
Sem sofrimento

Frio extremo pode aumentar as dores, mas é possível fugir delas; veja dicas

Nas baixas temperaturas ficamos naturalmente mais encolhidos, o que pode aumentar as dores corporais

Da Redação Publicado em 26/08/2020, às 09h00

As frentes frias, muito comuns nesta época do ano, podem aumentar as dores ósseas, articulares e musculares, além da coluna lombar. A boa notícia é a possibilidade de minimiza-las com algumas dicas simples. O fisioterapeuta Cadu Ramos e a personal trainer Vanessa Furstenberger contam como para AnaMaria Digital.

Quando a temperatura cai é inevitável sentir incômodo ou mal-estar já que com o frio, a tendência a enrijecer os músculos e ficar mais encolhido para tentar diminuir a sensação de frio. “Isso pode gerar tensão muscular, contraturas, má circulação ou mal-estar”, explica Cadu.

“Quando acontece a postura de contração dos músculos dos braços, há um aumento da curvatura fisiológica da coluna dorsal (corcunda) e anteriorização da coluna, desta forma fica mais fácil manter o corpo aquecido", esclarece. 

O problema é que essa contração muscular involuntária deixa as articulações e músculos mais rígidos, facilitando as inflamações de músculos e nervos. Além disso, a circulação sanguínea diminui no inverno, para que o organismo consiga preservar a temperatura por volta de 36,5 graus centígrados.

“Em consequência, há também uma diminuição na circulação dos músculos, piorando as dores de origem muscular, pois eles permanecem em estado contrátil por mais tempo", relata.

Os dias mais frios também têm impacto sobre as articulações, já que o esfriamento do corpo torna o líquido sinuvial mais espesso, que pode prejudicar movimentos e gerar incômodos.

E ainda temos um agravante: nos dias mais frios as pessoas tendem a ficar paradas e abandonar as atividades físicas, e se esquecem que esse é o principal ponto para não sentir dores nesta época do ano. Isso porque, os exercícios ajudam a diminuir a sensibilidade à dor.

A seguir, o fisioterapeuta lista algumas dicas para encarar os dias frios sem dor e com mais disposição.

 
EXERCÍCIOS FÍSICOS
Já Vanessa Furstenberger lembra que todos usam o frio como motivo para não treinar ou até mesmo diminuir a prática de exercícios nessa estação. “Só que não é bem assim que funciona, pois existem alguns motivos importantes para treinarmos na estação mais fria do ano”, pontua.

Bem-estar e Saúde dicas exercícios físicos Inverno dores

Leia também

Homenagem da Madonna: relembre as personalidade brasileiras vítimas da Aids


Inalação: saiba importância do método e como e quando usar inalador e nebulizador


Prematuridade extrema: o que é e quais são os principais cuidados


Dificuldade para engravidar novamente? Conheça a infertilidade secundária


Yoga na menopausa: prática alivia sintomas e promove o bem-estar geral


Quando fazer procedimento estético? Especialistas alertam causas e consequências das mudanças