Entenda tudo sobre psoríase, a doença autoimune que afeta Beyoncé e Kim Kardashian - Reprodução/Instagram
Saúde

O que é psoríase, doença crônica que afeta Beyoncé e Kim Kardashian?

Entenda tudo sobre o que é psoríase, a doença autoimune que afeta Beyoncé e Kim Kardashian

Beatriz Cyrino Publicado em 29/02/2024, às 08h00

Em uma entrevista dada por Beyoncé à revista Essence, a cantora revelou que sofre de uma doença crônica desde criança que afeta seu couro cabeludo. “A relação que temos com nossos cabelos é uma jornada profundamente pessoal. Desde passar a infância no salão da minha mãe até meu pai aplicar óleo no couro cabeludo para tratar minha psoríase”, refletiu.

Mãe de Beyoncé se pronuncia após fãs acusarem a cantora de clarear a pele

Apesar do debate sobre o que é psoríase, a doença não é rara. Vivendo com o distúrbio há mais de 15 anos, a empresária e modelo estadunidense Kim Kardashian mostrou, no fim de janeiro, algumas lesões que surgiram em seu corpo, devido à psoríase.

Beyoncé e Kim são apenas dois exemplos de uma doença que acomete cerca de 5% da população mundial, o que equivale a 125 milhões de pessoas. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a psoríase atinge mais de cinco milhões somente no Brasil e interfere na estética e na qualidade de vida do paciente.

Isis Valverde revela que tem doença celíaca. Saiba o que é!

O QUE É PSORÍASE?

Segundo a dermatologista Priscilla Pereira, a psoríase é uma doença crônica inflamatória da pele. Em entrevista à AnaMaria, a médica explica que a manifestação pode acontecer através de placas avermelhadas, descamativas, que são distribuídas pelo corpo, muitas vezes de forma simétrica.

Porém, ainda é comum aparecer nos cotovelos, joelhos, região lombar e, muitas vezes, nas áreas de atrito do corpo, como entre as pernas. Também pode ocorrer exclusivamente no couro cabeludo, como é o caso da artista, ou na palma das mãos e nas plantas dos pés.

Priscilla explica que, por conta das escamas e aparência vermelha na pele, muitos imaginam que a psoríase é contagiosa. “É uma doença que gera desconforto e coceiras. No couro cabeludo, caem ‘casquinhas’ pela roupa e interfere na qualidade de vida da pessoa, mas não é [contagiosa]”, afirma Priscila.

Preciso usar protetor solar para cabelo? Saiba como proteger o couro cabeludo.

Saiba o que é psoríase, doença que pode atingir todo o corpo - Unsplash/Romina Farías

 

SINTOMAS

Apesar do caso de Beyoncé ser chamado de psoríase capilar por afetar somente o couro cabeludo, os sintomas da psoríase podem ser bastante diversos. O mais comum são as placas avermelhadas e descamativas pelo corpo, mas podem surgir outros, dependendo do organismo, como:

Para obter um diagnóstico, Priscilla recomenda a procura de um dermatologista, que fará a avaliação técnica e, em alguns casos, poderá realizar uma biópsia. Depois, o especialista indicará o melhor tratamento.

Você sabe qual a idade certa para começar a cuidar da pele?

COMO TRATAR PSORÍASE?

De acordo com a profissional, a psoríase não tem cura, mas há opções de tratamento para amenizar e controlar os sintomas. Pereira recomenda o uso de pomadas, hidratantes e, até, fototerapia: “A luz do sol age de forma anti-inflamatória na pele e, por isso, cabines de fototerapia são utilizadas para o tratamento e controle [da psoríase].”

Em casos mais sérios ou naqueles em que os sintomas estão mais disseminados pelo corpo, as opções de tratamentos passam a ser orais. “Muitas vezes, é utilizado o uso de medicações imunossupressoras ou imunobiológicas, que também atuam na diminuição da inflamação”, conta a dermatologista.

A médica também faz um alerta para piora nos sintomas e crises de psoríase relacionadas ao estresse ou à falta de hábitos saudáveis, como regulação das horas de sono, alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos.

“É comum que pacientes com psoríase tenham alterações de pressão, diabetes e predisposição maior a doenças cardíacas. Então, melhorar o hábito de alimentação, com uma dieta rica em antioxidantes para reduzir a inflamação corporal e atividades físicas moderadas são sempre recomendadas”, explica.

Sabia que passar protetor solar no rosto todos os dias ajuda na proteção da pele?

saúde Beyoncé Kim Kardashian Psoríase Doenças

Leia também

Leucemia: o que é, tipos, causas, tratamentos, chances de cura; entenda a doença de Fabiana Justus


Como funciona a transição de gênero? Entenda o processo de Maya Mazzafera


Sensibilidade nos dentes: o que é e quais alimentos podem causar?


Alergia ou intolerância alimentar? Saiba como diferenciar as condições


Quando é seguro anunciar gravidez? Justin Bieber revela gestação da esposa no 6º mês


Como ser mais jovem do que a idade aponta? Esgotamento materno afeta idade biológica