Optar por produtos naturais é uma ótima opção para saúde capilar - gate74/Pixabay
Cabelo

Detox capilar com plantas: saiba como fazer e quais seus benefícios

Especialista explica os benefícios da desintoxicação dos fios

Da Redação Publicado em 02/11/2020, às 18h00

É comum as pessoas procurarem por sucos desintoxicantes, após dias com uma alimentação desregrada, para promover uma limpeza no organismo. Você sabia que no caso dos cabelos, não é diferente? 

Agentes externos como poluição, excesso de produtos finalizadores como condicionadores, géis, sprays fixadores e cremes leave-in, e até mesmo o sol e o suor acabam alterando a flora bacteriana saudável do couro cabeludo. Por isso, é recomendado realizar um detox capilar pelo menos uma vez ao mês.

Segundo o farmacêutico naturopata Jamar Tejada, o objetivo do detox capilar é eliminar as impurezas que são acumuladas diariamente, seja com poluição ou até mesmo pelo excesso de produtos. "Vale dizer que o detox capilar, além de promover a desintoxicação do couro cabeludo, evitando problemas como a caspa e seborreia, ajuda no controle da oleosidade, estimula o crescimento dos fios e possui ação antioxidante", explica para AnaMaria Digital.

BENEFÍCIOS
Na hora de fazer o detox nos fios, optar por produtos naturais é uma ótima saída, pois eles apresentam muitas vantagens e quase nenhum efeito colateral.  "Com a ajuda das plantas conseguimos harmonizar nossa flora bacteriana, reequilibrando o pH do couro cabeludo. O detox natural age contra os radicais livres que atuam sobre a epiderme do couro cabeludo, melhorando a ação anti-inflamatória, ativando e melhorando a circulação, e com isso, proporcionando melhor absorção de nutrientes", pontua o especialista.

Aposte nos extratos de plantas como arnica, alecrim, chá verde, sálvia, pimentas negra e rosa e jabuticaba. Para quem não tem paciência para preparar o detox com plantas, o mercado de cosméticos oferece boas opções de produtos naturais, que atuam diretamente sobre esses fatores.

COMO FAZER EM CASA
Ingredientes: utilize pedaços de plantas como sálvia, hortelã, chá verde, chá preto, camomila, melissa, jaborandi e hamamélis. Não precisa ter todas essas plantas, se tiver melhor, se não pode utilizar as rasuras de pelo menos três dessas citadas.

Preparo: é necessário ter uma quantidade de pedaços que, molhado, seja suficiente para preencher a palma da mão. Se for preparar com todas as plantas, você precisará de duas colheres de sopa de cada, se for três plantas em torno de 4 colheres.

Coloque as plantas em um recipiente e coloque água fervida sobre as mesmas, deixe por 20 minutos, depois disso retire as plantas e as massageie no couro cabeludo, faça fricções por toda extensão do mesmo. Essa aplicação deve ser feita por pelo menos 20 minutos. Em seguida, você utiliza a própria infusão jogando-a sobre toda extensão dos fios e deixe-os secar naturalmente. Por fim, lave com shampoo neutro para retirar as plantas que ficaram aderidas nos fios.

Dicas de Beleza dicas beleza Beleza Natural

Leia também

Sem rugas? Especialista revela segredos para ter a pele da Anne Hathaway


Asoka makeup? Conheça a trend indiana com milhões de visualizações no TikTok


Pode consertar maquiagens? Entenda os riscos da prática


O que muda na rotina de beleza de pacientes com câncer? Fabiana Justus mostra skincare


Sono da beleza existe? Veja 5 dicas de beleza para antes de dormir


5 cabelos icônicos da Madonna desde 1984