Estude e analise as que mais fazem sentido para o seu negócio - Banco de Imagem/Getty Images
Finanças

Empreender: confira 5 passos para abrir uma loja virtual

Querendo empreender? Veja 5 passos para abrir uma loja virtual

Raquel Borges Publicado em 19/01/2020, às 15h00

Para driblar a falta de trabalho (segundo o IBGE, são 13 milhões de desempregados no Brasil), muitas pessoas empreendem no comércio eletrônico. Ou seja, promovem vendas pela internet. 

Não à toa, o setor saltou 12% no último ano e faturou mais de R$ 53 bilhões. Os dados são do E-Bit, companhia que analisa o comportamento do e-commerce no país. Boa parte desse crescimento se deve ao nicho de moda. 

Em 2018, segundo levantamento da Loja Integrada, 27% dos brasileiros abriram uma loja virtual para vender roupas e acessórios. Interessada em garantir uma fatia desse bolo e ganhar um extra

Alfredo Soares, especialista em comércio eletrônico, mostra como começar um negócio virtual sem riscos.

ESCOLHA A PLATAFORMA DE VENDA CORRETA OU ABRA UMA LOJA VIRTUAL 
No Brasil, há diversos espaços virtuais, os marketplaces, em que vendedores oferecem seu produtos, como o Mercado Livre. Algumas plataformas focam em públicos específicos e só comercializam produtos de um determinado segmento. Cada uma tem suas regras. 

Estude e analise as que mais fazem sentido para o seu negócio. “Dica para quem quer iniciar com baixo investimento: abra uma loja virtual. Algumas plataformas gratuitas ajudam o lojista a começar a vender pela internet sem injetar muito dinheiro”, diz Soares.

CONHEÇA AS TAXAS E COMISSÕES 
Antes de começar a vender, conheça a porcentagem da plataforma escolhida e as variações da comissão com base na condição comercial.

BUSQUE BONS FORNECEDORES
Ao escolher a área de atuação, encontre fornecedores parceiros para oferecer seus produtos.

PROFISSIONALIZE O CONTATO COM O CLIENTE 
A concorrência de quem vende pela internet é acirrada. Logo, você deve passar credibilidade aos clientes. Com ajuda de plataformas de gestão tudo pode ser feito de forma automática e profissional, diminuindo o tempo em que os processos acontecem, melhorando a experiência do cliente.

INVISTA NA LOGÍSTICA 
Dê opções de entrega e fique atenta aos prazos de postagem. Além disso, preste atenção no controle de estoque. Lembre- se de mantê-lo atualizado para não correr o risco de vender algo que você não tem. Por fim, realize ações para fidelizar o cliente e mantê-lo ativo, como dar brindes ou cupons especiais.

COMO TURBINAR AS VENDAS?
Estude e busque aperfeiçoamento
Leia livros técnicos, busque cursos sobre como estruturar um comércio eletrônico. “O Bora Vender (www.escolaboravender. com.br), por exemplo, é um movimento que incentiva o empreendedorismo digital no Brasil. Lá é possível encontrar conteúdos práticos, cases de sucesso, materiais intuitivos e motivacionais para quem sonha em abrir um e-commerce ou já atua no ramo e quer crescer”, revela o analista.

Tenha atitude
“Criar um plano de ação é ideal para o negócio decolar. Aproveite datas comemorativas para fidelizar clientes. E aposte nas redes sociais para ter visibilidade”, ensina. Além disso, o bom atendimento fará com que os compradores divulguem a loja.

Esteja em sites de comparação de preço
Divulgar os produtos da loja virtual em sites de pesquisa e comparação de preço amplia as chances de venda. “Portais como o Buscapé recebem milhares de acessos de potenciais compradores e têm ótima colocação na busca do Google”, explica Soares. 

Mapeie canais de interação com o consumidor
Identifique cada um dos meios utilizados para venda. Assim, será possível diagnosticar a qualidade do serviço, eficiência e monitorar o primeiro contato do cliente. “Assim, o vendedor estabelece estratégias mais diretas e eficientes para comercializar mais”, finaliza.

MÃE REAL, SUCESSO VIRTUAL
A empresária Vanessa Cocco, 40 anos, começou vendendo roupas infantis informalmente na internet. E ainda conciliava com o trabalho em uma multinacional. Porém, o negócio virtual deslanchou! 

Formada em tecnologia e marketing, e mãe de três meninas, Ana, de 13 anos, Vitória, 9, e Marina, 7, criou o site Quimera Kids, que oferece roupas, pijamas e fantasias. O faturamento vai tão bem que em 2020 abrirá a primeira loja física. 

“As dificuldades foram inúmeras. Não era do ramo de confecção nem varejo. Então, além dos desafios técnicos, tem a falta de experiência. Foi difícil abandonar uma carreira com retorno certo por algo que pede investimento sem a certeza do retorno. Por isso, é importante estudar bem antes de investir na internet ou fora dela. Mas quando tem paixão pelo que faz, tudo é combustível para solucionar perrengue e aprender com as dificuldades!”, analisa Vanessa.

Dinheiro

Leia também

Golpistas tentam vender ingressos falsos para show da Madonna em Copacabana


Comprar imóvel na planta ou reformar imóvel antigo? Saiba os prós e contras


Compras internacionais taxadas; entenda o que muda com a reforma tributária


É verdade? Famosas divulgam empresa que cobra por salário-maternidade do INSS


Quer economizar? Veja os 10 estados com a gasolina mais barata do Brasil


Fernanda Montenegro entra na Justiça para receber aposentadoria atrasada: saiba como funciona a prova de vida