Entre os principais gastos dos pais durante o começo do ano está o gasto com o material escolar - Foto: Rovena Rosa - Agência Brasil
Gastos do começo de ano

Pesquisa é fundamental para reduzir despesas com material escolar

Aumento no preço dos produtos deve variar de 15% e 30%

Por Eduardo Cupertino* - Repórter da Radioagência Nacional - Brasília Publicado em 04/12/2022, às 10h12

Ano novo chegando, e os pais e responsáveis já começam a se preocupar com as compras dos materiais escolares dos estudantes para o próximo ano letivo.

Para não gastar mais do que deveria, a população deve ficar atenta a algumas dicas, já que de acordo com a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares, o aumento no preço dos materiais escolares deve variar entre 15% e 30%. 

Além disto, há itens que as escolas não podem solicitar nas listas de materiais e não devem ser comprados pelas famílias. O diretor geral do Procon do Distrito Federal, Marcelo Nascimento, conta quais são esses itens. 

“A escola não pode pedir material de uso coletivo para os pais e responsáveis. Material de uso coletivo é aquele que a instituição de ensino utiliza para si própria, como material de expediente, de escritório, material de higiene e de limpeza. Então, esse tipo de produto não pode ser exigido em hipótese alguma do aluno. Esses itens de uso coletivo são da escola, não se pode cobrar nem dos pais, nem dos responsáveis.” 

Para pedidos de itens atípicos, a instituição deve justificar o porquê da solicitação e de que forma o aluno individualmente irá utilizar o material. 

Marcelo Nascimento também dá duas dicas para que os pais ou responsáveis economizem na hora da compra dos materiais. "Os pais também podem se unir e fazer compras coletivas, comprar ali no atacado, certamente sai mais barato e fazer pesquisa de preço.”

Caso o consumidor considere a lista escolar abusiva ou tenha dúvidas quanto ao pedido de materiais, deve procurar primeiramente a instituição de ensino. Caso não seja resolvido, o Procon deve ser acionado pelo telefone: 151. 

DICAS COM FINANÇAS

Um novo ano é um bom momento para revisar os planos relacionados às finanças. É a melhor hora de analisar os gastos, estudar investimentos e compreender como o próprio comportamento financeiro pode ajudar a atingir as metas. Mas, se ainda não parou para fazer esse planejamento, ainda é tempo. Para auxiliar nessa tarefa, André Souza, Diretor de Investimentos do PagBank PagSeguro, preparou cinco dicas para organizar a vida financeira, alinhar as expectativas e ajudar no desenvolvimento do orçamento. Vem ver!

Finanças

Leia também

Educação financeira: como se preparar para a chegada do bebê?


Partilha de bens: como funciona no Brasil?


Especial e econômico: veja como comprar o presente de Dia das Mães sem gastar muito


Veja como não cair em golpes de doações para o Rio Grande do Sul


Entrega do Imposto de Renda é adiada para vítimas do Rio Grande do Sul


MEI precisa declarar o Imposto de Renda Pessoa Física; saiba como