AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / LIBERTAD LAMARQUE

Atriz da novela 'A Usurpadora' deixou país após conflito com primeira-dama

Libertad Lamarque, a Vovó Piedade de 'A Usurpadora', foi desafeto de Evita Perón, ex-primeira-dama da Argentina

Arthur Pazin

por Arthur Pazin

apazin_colab@caras.com.br

Publicado em 16/01/2023, às 15h48 - Atualizado em 17/01/2023, às 12h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vovó Piedade (Libertad Lamarque) e Adelina (Magda Guzmán) em 'A Usurpadora'; atriz que interpretou a matriarca dos Bracho rivalizou com Evita Perón - Divulgação/Televisa
Vovó Piedade (Libertad Lamarque) e Adelina (Magda Guzmán) em 'A Usurpadora'; atriz que interpretou a matriarca dos Bracho rivalizou com Evita Perón - Divulgação/Televisa

Libertad Lamarque (1908-2000) ficou eternizada no Brasil como Vovó Piedade. Décadas antes de surgir na TV com a trama, a intérprete da matriarca de 'A Usurpadora' (1998) - novela mexicana exibida seis vezes no SBT e recentemente reprisada no Canal Viva - deixou seu país natal, Argentina, após viver um conflito com a ex-primeira-damaEvita Perón (1919-1952).

Evita, que iniciou a carreira como atriz, trabalhou junto com Libertad no teatro e no cinema, quando ainda era conhecida como Eva Duarte. Segundo a escritora Marisa Navarro, no livro 'Evita', as duas teriam se desentendido durante as gravações do filme 'La cabalgata del circo', obra em que Libertad era protagonista e Eva - que já era namorada de Perón - coadjuvante.

De acordo com a atriz que encarnou a Vovó Piedade, em sua autobiografia, quando a rival chegou ao poder, em 1946 - ano em que Juan Domingo Perón (1895-1974) se tornou presidente da Argentina - ela viu as oportunidades desaparecerem, o que para ela seria uma vingança da então primeira-dama.

Libertad relatou também que, apesar das evidências, tanto Evita como a cúpula negavam qualquer ligação com os fatos. Mesmo assim, ficava cada vez mais difícil trabalhar, embora a atriz já tivesse encarnado papéis de enorme destaque, como o filme 'Adiós, Argentina' (1930).

Libertad Lamarque nos anos 1940
Libertad Lamarque brilhou como atriz no cinema argentino nos anos 1930 e 1940 (Reprodução/IMDB)

Com a situação, a atriz se mudou para Cuba e em seguida para o México, onde obteve destaque no cinema e na TV, retornando para a Argentina, de passagem, como atriz, somente depois da Era Perón. Em entrevista à TV antes de morrer, Libertad contou que nunca se considerou uma exilada, mas deixou claro que não saiu da Argentina por "vontade própria".

Questionada se foi real sua briga com Evita - a quem ela se dirigiu na entrevista como Eva Duarte-, a veterana ressaltou que nunca houve tapas ou palavras fortes, mas que era evidente que as duas não se gostavam. Apesar do ocorrido, Libertad avaliou a experiência como "um grande favor", pois com o episódio, ela conseguiu se tornar uma estrela internacional. 

ASSISTA A TRECHO DA ENTREVISTA COM LIBERTAD LAMARQUE: