Luiza Brunet repudia fala machista do deputado Arthur do Val. - Instagram/@luizabrunetoficial
Fala machista

Luiza Brunet comenta fala machista do deputado estadual Arthur do Val

Luiza Brunet repudia falas de Arthur do Val sobre as mulheres ucranianas

Da Redação Publicado em 07/03/2022, às 17h11

Luiza Brunet repudiou o áudio machista do deputado estadual Arthur do Val, vazado de um grupo de WhatsApp. Em entrevista ao portal Terra, ela repudiou a fala e disse se tratar de um “retrocesso”. 

“Muitas mulheres sofreram violências graves nessa última semana, principalmente, com o episódio desse político [Arthur do Val]'', disse. Luiza se mostrou revoltada pela forma como o deputado se referiu às mulheres ucranianas e disparou: “Falar de forma tão horrorosa, tão sexista sobre as mulheres ucranianas, que estão extremamente vulneráveis por conta da guerra.”

A artista comentou ainda que, este ano, não será possível celebrar o Dia das Mulheres, apesar de ressaltar que este é o momento de todos repensarem as atitudes, pois toda essa situação mostrou um retrocesso.“Quando uma mulher está num front de guerra, vulnerável e você ouve uma frase dessa, me dá vergonha. Ele [Arthur do Val], foi muito infeliz em falar, mas falou o que sentia”, disse.

Luiza ainda opinou sobre a exposição negativa que Arthur vem recebendo de boa parte da população: “Isso é uma maneira de conscientizar e coibir que outras pessoas façam como ele, seja por violência verbal, física ou psicológica.” Segundo ela, é dessa forma que conseguimos educar os homens: “Pois quando um é exposto, os próximos ficam com medo.”

REPERCUSSÃO

O deputado estadual Arthur do Val vem enfrentando uma enorme rejeição por parte da população, principalmente das mulheres. Tanto que jornais de todo o mundo repercutiram as falas do político. O britânico The Guardian escreveu: “Comentários machistas do político brasileiro sobre refugiados ucranianos provocam indignação”.

O candidato à presidência e ex-juiz Sérgio Moro já se posicionou contra as falas do até então apoiador. Já o Partido dos Trabalhadores (PT)  entrou com uma representação na última sexta-feira (4), na Assembleia Legislativa de São Paulo, por quebra de decoro parlamentar.

Apesar de ter reconhecido seu erro publicamente em declarações à imprensa, e de ter desistido da candidatura ao governo de São Paulo (SP), o político ainda deve enfrentar uma série de processos e investigações.

Luiza Brunet Arthur do Val ucranianas fala machista

Leia também

Perseguição e abuso: Whindersson diz ter vivido situação parecida à 'Bebê Rena', sucesso da Netflix


Samara Felippo denuncia racismo contra a filha de 14 anos; relembre outros famosos que foram vítimas


O que é pansexual? Lucas Souza, ex-marido de Jojo Todynho, assume orientação sexual


Casamento, traição e morte: em livro, Susana Vieira relembra relação polêmica com ex-marido


O que é ménage? Adriano Imperador diz não conhecer termo após boatos com Belo e Gracyanne


Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, aos 51 anos