Ao falar do caçula, Claudia Raia causa revolta entre telespectadores ao usar expressão capacitista. - Reprodução/TV Globo
Web percebeu

Claudia Raia causa polêmica ao usar expressão ofensiva no 'Mais Você'

Ao falar do caçula, Claudia Raia causa revolta entre telespectadores ao usar expressão capacitista

Redação Publicado em 04/07/2023, às 16h23 - Atualizado às 16h24

A atriz Claudia Raia, causou polêmica nas redes sociais por usar um termo ofensivo no ‘Mais Você’ desta terça-feira (4). Acompanhada do marido, o também ator Jarbas de Homem de Mello, os dois conversavam com Ana Maria Braga sobre o nascimento do filho, Luca. Em sua fala, porém, a artista acabou usando uma expressão capacitista.

Na conversa, durante o tradicional café da manhã do matinal da TV Globo, a estrela contava sobre o nascimento do caçula, hoje com cinco meses, quando usou o termo "retardados" para se referir a ela e o marido, que são não escondem seu lado babão e coruja pelo pequeno. A questão é que a expressão é ofensiva, porque é utilizada, em muitos contextos, de forma pejorativa contra pessoas com deficiência intelectual, o que é considerado capacitista.

O termo capacitismo foi criado em 1991 nos Estados Unidos e pode ser definido como "preconceito contra pessoas com deficiência". Assim, ao escolher palavras como retardado, capenga e mongoloide, por exemplo, é possível perceber como a sociedade lida com as pessoas com deficiência, algo que também está presente no vocabulário. Logo, um começo para mudar esse cenário, é por meio da conscientização sobre tais termos, buscando substituí-los.

Morrendo de amores e fofura com o Luca, filho de @ClaudiaRaia e Jarbas Homem de Mello 🥰✨ #MaisVocê pic.twitter.com/NGU7RfGCcE

— TV Globo 📺 (@tvglobo) July 4, 2023

Na ocasião, a atriz disse em seu comentário sobre Luca: "Reconhece, sabe quem é quem, aprendeu a brincar de esconder. [...] A gente parece um bando de retardado", disparou ela. O companheiro, então, completou: "Já está tagarelando. Cada dia é uma descoberta, a gente fica vibrando com qualquer coisa", afirmou.

Me dói tanto quando as pessoas usam sem saber que tá errado. Eu já cheguei a brigar por isso. É uma palavra tão pesada, tão ofensiva.

— /notyourbrazilianbabe (@sanseverini) July 4, 2023

O momento não passou despercebido pelos internautas mais atentos. No momento, Claudia não chegou a se corrigir. "Me dói tanto quando as pessoas usam sem saber que está errado", escreveu uma telespectadora no Twitter. "Claudia Raia e sua expressão capacitista", comentou outro.

Claudia Raia e sua expressão capacitista #MaisVocê

— Vladimir Alves 🗣️ (@VladimirAlves) July 4, 2023

REFLEXÕES SOBRE A MATERNIDADE

Mãezona sincera, a atriz Claudia Raia publicou recentemente um desabafo nas redes sociais em que defendeu a importância de se mudar padrões na criação de filhos homens. Ela publicou um vídeo cheio de reflexões em seu perfil. Na legenda, a atriz escreveu: “Bora conversar nos comentários: você já parou pra pensar como acontece a construção da masculinidade na infância?”

Mãe de três, sendo dois meninos - o primogênito Enzo Celulari e o caçula Luca Homem de Mello - e uma menina, Sophia Raia, Claudia discutiu sobre a importância de, desde cedo, educar os homens a falarem sobre os próprios sentimentos. A atriz reforçou que eles precisam ter espaço, dentro da criação, para expor o que sentem.

Claudia raia Ana Maria Braga Mais você

Leia também

Perseguição e abuso: Whindersson diz ter vivido situação parecida à 'Bebê Rena', sucesso da Netflix


Samara Felippo denuncia racismo contra a filha de 14 anos; relembre outros famosos que foram vítimas


O que é pansexual? Lucas Souza, ex-marido de Jojo Todynho, assume orientação sexual


Casamento, traição e morte: em livro, Susana Vieira relembra relação polêmica com ex-marido


O que é ménage? Adriano Imperador diz não conhecer termo após boatos com Belo e Gracyanne


Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, aos 51 anos