Sandy e Lucas Lima - Foto: Reprodução/Instagram
DETALHES

Direitos autorais das músicas de Sandy e Lucas Lima: o que acontece após a separação?

Sandy e Lucas Lima fizeram diversas parcerias de sucesso; advogada comenta a situação

Da Redação Publicado em 29/09/2023, às 17h00

Sandy e Lucas Lima anunciaram a separação após 15 anos de casamento, ainda neste mês de setembro. O casal, que tem um filho de nove anos, afirmou que a decisão foi tomada em comum acordo e que não houve brigas ou mágoas.

A separação do casal levanta a questão dos direitos autorais das músicas que eles gravaram juntos. No Brasil, os direitos autorais são divididos entre os autores da obra, que são os compositores, e os intérpretes, que são os artistas que cantam as músicas.

No caso de Sandy e Lucas Lima, os dois são autores e intérpretes de muitas das músicas que eles gravaram juntos, como "Pra Sempre", "Meu Guri", "Amor e Saudade", "Você é a Música", "Areia", "Salto", "Nosso Nó(s)", "Me Espera", "Areia" e "Tudo Teu". 

A partilha dos direitos autorais deve ser feita de acordo com o regime de bens adotado pelo casal quando se casaram, segundo a advogada Patricia Valle Razuk, à Crusoé. Se o casal for casado no regime de comunhão parcial de bens, os direitos autorais serão divididos em partes iguais entre eles.

POSSIBILIDADES

No entanto, se o casal for casado no regime de separação total de bens, cada um ficará com os direitos autorais das músicas que ele compôs ou interpretou. Aqui estão algumas possibilidades para a partilha dos direitos autorais das músicas de Sandy e Lucas Lima:

Sandy

Leia também

Show de Roberto Carlos é vetado em São Paulo; veja como pedir reembolso


Mulher leva morto em banco para sacar empréstimo de R$ 17 mil


Príncipe William volta às redes após diagnóstico de câncer de Kate Middleton; saiba o quadro da princesa


Luto: Velório de Ziraldo será aberto ao público


Greta Thunberg é detida em manifestação em Haia, na Holanda


Morre Ziraldo, criador de 'O Menino Maluquinho', aos 91 anos