Fernanda Concon desabafa sobre ENEM 2020 e viraliza - Reprodução/Instagram
ENEM2020

Fernanda Concon desabafa sobre Enem 2020 e viraliza: ''Chega a ser uma piada''

A artista aproveitou para criticar o posicionamento do Ministro da Educação

Da Redação Publicado em 14/05/2020, às 17h21 - Atualizado em 25/06/2020, às 23h14

A atriz Fernanda Concon resolveu gravar um vídeo fazendo um desabafo a respeito do Enem 2020. A morena, que estrelou a novela 'Carrossel', acabou se tornando um dos assunto mais comentados nas redes sociais após o vídeo viralizar.

"Tenho a responsabilidade de me posicionar junto com vocês sobre esse descaso que foi divulgado pelo Ministério da Educação. Chega a ser uma piada!", começou ela. 

Na gravação, a jovem afirma estar indignada com a decisão de manter o Exame Nacional dos Estudantes no mês de novembro, mesmo com a pandemia do Novo Coronavírus, que acabou impossibilitando a realização de aulas presenciais. 

A jovem fez várias críticas ao Ministro da Educação Abraham Weintraub, e assegurou que o responsável pelo ENEM não tem noção das desigualdades existentes no Brasil. 

Fernanda chamou atenção para o fato de alguns brasileiros não terem condições financeiras de pagar internet para realizarem estudos à distância. 

“Por aqui, 13,5 milhões de pessoas vivem em extrema pobreza, ou seja, com até 145 reais por mês, já que o ministério dele gosta de falar ‘estude!’, eu vim aqui falar pra vocês que eu pesquisei. Uma matéria de 2017 mostra que o plano de internet, naquela época, custava pelo menos 40 reais. Uma pessoa que vive com até 145 reais, você está dizendo que ela tem que gastar 30% do que ela ganha por mês em internet. Isso são 60 milhões de pessoas”, contou.  
 
INJUSTIÇA
 
A artista também chamou atenção para uma entrevista concedida pelo Ministro para a rádio Jovem Pan acerca do tema.
 
"Weintraub diz que o objetivo do Enem é ‘selecionar as pessoas mais qualificadas e mais inteligentes’. Qualificadas você quer dizer ‘dinheiro’, né? O discurso da meritocracia no Brasil não nasceu ontem, e tem muita gente que acredita ainda nesse conto de fadas da meritocracia”, destacou.

E ainda acrescentou: “Eu gostaria de reiterar aqui pra vocês que nós somos a 7ª nação mais desigual do mundo. E pra quem não entende muito de meritocracia eu vou dar uma explicada rápida: pega uma arena, divide as pessoas em dois grupos porque elas vão competir entre elas, ok? Pra um grupo você dá AK-47, metralhadora, todo tipo de proteção para uma batalha, e pro outro grupo você vai dar aquelas faquinhas de cortar legume. Aí você botou esses dois grupos para competir. Quem você acha que vai ganhar?", concluiu. 

Últimas Notícias sintomas morte vai Finanças data Como mudou coronavírus Covid-19 quarentena o que fazer acabar quanto tempo Enem 2020 estudar vai acontecer Fernanda Concon

Leia também

Show de Roberto Carlos é vetado em São Paulo; veja como pedir reembolso


Mulher leva morto em banco para sacar empréstimo de R$ 17 mil


Príncipe William volta às redes após diagnóstico de câncer de Kate Middleton; saiba o quadro da princesa


Luto: Velório de Ziraldo será aberto ao público


Greta Thunberg é detida em manifestação em Haia, na Holanda


Morre Ziraldo, criador de 'O Menino Maluquinho', aos 91 anos