Prepare o bolso: o preço dos remédios vai aumentar essa semana. - Tamanna Rumee/Unsplash
Dinheiro

Ida a farmácia vai ficar até 10,89% mais cara essa semana com reajuste

Remédios terão reajuste de 10,89% no início do próximo mês

Da Redação Publicado em 30/03/2022, às 09h36

Comprar medicamentos ficará até 10,89% mais caro a partir de quinta-feira (31), informou o Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos). O percentual é um valor máximo que pode ser aplicado pelos fabricantes.

Segundo a Sindusfarma, o índice leva em conta a inflação e o fator Y, divulgado na terça-feira (29) pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), que calcula os custos de produção não captados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), como variação cambial, tarifas de eletricidade e variação de preços de insumos. Vale ressaltar que a inflação oficial foi de 10,06% em 2021.

PESO NO BOLSO

Apesar de o reajuste ainda precisar ser autorizado pelo governo federal, o sindicato destaca que, pela lei, a recomposição anual de preços poderá ser aplicada a partir desta quinta-feira (31), "em cerca de 13 mil apresentações de medicamentos disponíveis no mercado varejista brasileiro". No ano passado, o reajuste autorizado foi de até 10,08% para os medicamentos, ante uma inflação de 4,52% no ano anterior.

O sindicato é a principal entidade representativa da indústria farmacêutica no país, e reúne 513 empresas nacionais e internacionais que detêm mais de 95% do mercado de medicamentos brasileiro.

Dinheiro aumento medicamento

Leia também

Show de Roberto Carlos é vetado em São Paulo; veja como pedir reembolso


Mulher leva morto em banco para sacar empréstimo de R$ 17 mil


Príncipe William volta às redes após diagnóstico de câncer de Kate Middleton; saiba o quadro da princesa


Luto: Velório de Ziraldo será aberto ao público


Greta Thunberg é detida em manifestação em Haia, na Holanda


Morre Ziraldo, criador de 'O Menino Maluquinho', aos 91 anos