33 marcas de azeite tiveram as vendas suspensas - Pixabay
Vendas

Ministério da Agricultura suspende a comercialização de 33 marcas de azeites

Pasta do governo suspendeu a venda de 33 marcas de azeites

Da Redação Publicado em 03/10/2019, às 10h54 - Atualizado às 10h54

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) suspendeu, na quarta-feira (3), a venda de 33 marcas de azeite de oliva. Isso porque os produtos estavam adulterados. 

As fiscalizações da Operação Isis detectaram 33 marcas irregulares que misturaram óleo de soja com outros óleos de origem desconhecida em sua composição. Os lotes fraudados se referem a coletas feitas entre 2017 e 2018.

"O processo é lento, pois envolve exames laboratoriais, notificação dos fraudadores, perícias, períodos para apresentação de defesa (podem apresentar dois recursos) e julgamentos desses recursos em duas instâncias administrativas", diz o trecho de uma nota divulgada pelo Ministério da Agricultura. 

De acordo com o Coordenador de Fiscalização de Produtos Vegetais do Mapa, Cid Rozo, quase não existe mais estoque no mercado dos lotes reprovados, uma vez que os remanescentes foram destruídos após o julgamento dos processos administrativos. No entanto, é possível que os consumidores encontrem outros lotes das mesmas marcas.  

Vale ressaltar que, os mercados foram alertados sobre as marcas de azeite fraudados, e que muitos comerciantes ainda insistem em vender esses produtos em razão do preço baixo. Entretanto, estes serão autuados por venda irregular. 

Cid recomenda aos comerciantes a verificação da procedência do azeite, antes de formarem os estoques que serão colocados à venda.

CONFIRA AS MARCAS SUSPENSAS

Últimas Notícias venda Marcas produtos comercialização fraudes

Leia também

Show de Roberto Carlos é vetado em São Paulo; veja como pedir reembolso


Mulher leva morto em banco para sacar empréstimo de R$ 17 mil


Príncipe William volta às redes após diagnóstico de câncer de Kate Middleton; saiba o quadro da princesa


Luto: Velório de Ziraldo será aberto ao público


Greta Thunberg é detida em manifestação em Haia, na Holanda


Morre Ziraldo, criador de 'O Menino Maluquinho', aos 91 anos