Presidente Bolsonaro ao lado do Ministro Tarcísio de Freitas - Instagram/@tarcisiogdf
Roda Viva

Pré-candidato ao governo de SP acredita em reeleição do presidente

Tarcísio de Freitas acredita que eleitores do Lula declaram o voto de “forma envergonhada” e não crê em golpe

Redação Publicado em 28/06/2022, às 12h09

O Ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, que também é pré-candidato ao governo do Estado de São Paulo pelo Republicanos, expôs suas opiniões sobre as pesquisas eleitorais e sobre as falas antidemocráticas do presidente, no ‘Roda Viva’ da última segunda-feira (27). 

Na última pesquisa eleitoral para presidente da FSB/BTG, Lula aparece com 43% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro oscila entre 32% e 33%. Outro ponto bastante significativo são os números da rejeição do presidente, que também é a maior: 57% afirmaram que não votariam nele 'de jeito nenhum'.

Apesar destes dados pessimistas para a reeleição de Bolsonaro, Tarcísio acredita em uma virada: “Eu não sou um bolsonarista de nuances, [...] Primeiro, acredito no crescimento do presidente, porque aqueles que declaram voto no Lula, declaram de forma não convicta, envergonhada, e quando começaram a perceber o risco que temos nas mãos vão começar a migrar".

Mesmo com o cenário exposto por pesquisa do OLB (Observatório do Legislativo Brasileiro) publicada em Dezembro de 2021, em que Bolsonaro foi o presidente que menos aprovou projetos, o Ministro revelou como espera a reviravolta.

“A gente vai mostrar a nossa capacidade de tirar projetos do papel e transformá-los em realidade, por isso estou bastante otimista com relação à trajetória e à eleição", continuou o republicano. 

AMEAÇA À DEMOCRACIA

Em dado momento do programa da TV Cultura, Tarcísio disse que não vê “risco nenhum para a democracia”, quando questionado se Bolsonaro representava um risco de ruptura institucional.

"Isso não vai acontecer no Brasil. Confio plenamente. O presidente é fruto da democracia. Eu não vejo ele fazer defesa da ditadura”, afirmou o Ministro, apesar das várias falas antidemocráticas e ameaças ao Judiciário por parte do presidente. 

Como Tarcísio reagiria a uma tentativa de golpe após as eleições?

O candidato ao governo de São Paulo não acredita nessa hipótese.

"O presidente é fruto da democracia."#RodaViva #TarcísioNoRodaViva pic.twitter.com/kiSjZfnQgE

— Roda Viva (@rodaviva) June 28, 2022

“E, no final das contas, nós temos um sistema eleitoral maduro, barulhento porém maduro, e que não corre risco de ruptura. Acho que nós vamos ter um processo democrático agora no fim do ano, eleições que vão transcorrer tranquilamente, vamos ter os resultados proclamados, e os seus vencedores tomando posse. Eu estou seguro que as eleições vão transcorrer normalmente e não vai haver questionamentos", finalizou ele. 

Bolsonaro eleições Roda Viva Tarcísio de Freitas

Leia também

Show de Roberto Carlos é vetado em São Paulo; veja como pedir reembolso


Mulher leva morto em banco para sacar empréstimo de R$ 17 mil


Príncipe William volta às redes após diagnóstico de câncer de Kate Middleton; saiba o quadro da princesa


Luto: Velório de Ziraldo será aberto ao público


Greta Thunberg é detida em manifestação em Haia, na Holanda


Morre Ziraldo, criador de 'O Menino Maluquinho', aos 91 anos