Vários mandatários europeus e americanos lamentaram a morte da rainha - Instagram/@theroyalfamily
Morte de Elizabeth II

Presidentes e primeiro-ministros lamentam a morte de Elizabeth II

Ex-chefes de Estado também prestaram homenagem à rainha da Inglaterra

Da Redação Publicado em 08/09/2022, às 16h39

Após a notícia do falecimento de Elizabeth II nesta quinta-feira (8), diversos líderes mundiais prestaram homenagens e lamentaram o ocorrido. 

A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, foi uma das primeiras a se manifestar: "Elizabeth II era a rocha sobre a qual a Grã Bretanha foi construída. Nosso país cresceu e floresceu sob seu reinado. Nos dias difíceis que virão, nos reuniremos com nossos amigos em todo o Reino Unido, o Commonwealth e o mundo para celebrar sua extraordinária vida de serviço. É um dia de grande perda, mas a rainha Elizabeth II deixa um grande legado. Deus salve o Rei", já fazendo referência ao sucessor, Charles.

Her Majesty Queen Elizabeth II pic.twitter.com/Acp3xy5kH4

— Liz Truss (@trussliz) September 8, 2022


O presidente francês, Emmanuel Macron, honrou a memória da rainha com uma foto dela e um texto dizendo: "Sua Majestade a Rainha Elizabeth II incorporou a continuidade e a unidade da nação britânica por mais de 70 anos. Guardo a memória de uma amiga da França, uma rainha de copas que marcou seu país e seu século para sempre".

Sa Majesté la Reine Elizabeth II a incarné la continuité et l’unité de la nation britannique plus de 70 ans durant. Je garde le souvenir d’une amie de la France, une reine de cœur qui a marqué à jamais son pays et son siècle.

— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) September 8, 2022


O mandatário estadunidense Joe Biden publicou em seu Twitter o comunicado oficial do governo. “A Majestade Rainha Elizabeth II foi mais do que uma monarca. Ela marcou uma era”, começava. Ao longo do comunicado de duas páginas, o governo de Elizabeth II foi elogiado e a rainha foi definida como uma “governante de dignidade e constância inigualáveis”, que sempre prezou pelo bom relacionamento entre o Reino Unidos e os Estados Unidos. 

Our statement on the death of Queen Elizabeth II. pic.twitter.com/0n7pmVVg2w

— President Biden (@POTUS) September 8, 2022


O ex-presidente norteamericano Barack Obama também publicou suas condolências junto de sua esposa: “Como muitos de vocês, Michelle e eu somos gratos por ter testemunhado a liderança dedicada de Sua Majestade, e estamos em dívida com ela por seu legado de serviço público digno. Nossos pensamentos estão com a sua família e com o povo do Reino Unido neste momento difícil”. 

Like so many of you, Michelle and I are grateful to have witnessed Her Majesty’s dedicated leadership, and we are awed by her legacy of tireless, dignified public service. Our thoughts are with her family and the people of the United Kingdom at this difficult time. pic.twitter.com/sbID222iSQ

— Barack Obama (@BarackObama) September 8, 2022

O presidente da Espanha, Pedro Sanchéz, também lamentou a morte da governante: "Minhas condolências a toda a família real, governo e cidadãos do Reino Unido e da Commonwealth pelo falecimento da rainha Elizabeth II. Uma figura de relevância mundial, testemunha e autora da história britânica e europeia".

Mis condolencias a toda la familia real, al gobierno y a la ciudadanía de Reino Unido y la Commonwealth por el fallecimiento de la reina Isabel II.

Una figura de relevancia mundial, testigo y autora de la historia británica y europea.

— Pedro Sánchez (@sanchezcastejon) September 8, 2022


No Brasil, o ex-presidente Lula publicou uma foto com a mandatária do Reino Unido, relembrando o encontro que teve com ela: “A Rainha Elizabeth II testemunhou e participou dos grandes eventos e processos históricos dos últimos 80 anos. Marcou uma era como Chefe de Estado, reinando em convivência com primeiros-ministros de diferentes linhas ideológicas”.

A Rainha Elizabeth II testemunhou e participou dos grandes eventos e processos históricos dos últimos 80 anos. Marcou era como Chefe de Estado, reinando em convivência com primeiros-ministros de diferentes linhas ideológicas.

📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/XUgYDD3528

— Lula 13 (@LulaOficial) September 8, 2022
Rainha Elizabeth II Inglaterra Reino Unido Rei Charles morte rainha

Leia também

Nhoque da Fortuna: de dinheiro embaixo do prato a receitas especiais


Participante do Big Brother da Argentina descobre leucemia dentro do programa


Malu Mello une ingredientes locais e paixão pela cozinha: 'Minha gastronomia reflete'


Como está o aluno atingido por aparelho de academia? Regilânio voltou a ficar de pé com andador


Daniel Cravinhos envia carta para Andreas von Richthofen; leia a mensagem


Motorista sem pernas que dirigia com cabo de vassoura recebe surpresa do Detran; veja o desfecho