AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Maturidade: como se reinventar com o passar dos anos?

Separamos dicas valiosas para quem quer se desenvolver pessoal e profissionalmente

Atenção, leitores da Revista AnaMaria! Você já se perguntou como é possível se reinventar na maturidade? Ou como melhorar sua comunicação para ser mais efetivo? E o que dizer sobre trabalhar sob pressão? Se esses temas despertam sua curiosidade, temos uma ótima notícia para você!

Preparamos três vídeos de entrevistas exclusivas com a jornalista Lucia Leão (@jornalista_lucialeao) em cada um desses assuntos. São dicas valiosas para quem quer se desenvolver pessoal e profissionalmente. Aproveite para assistir e compartilhar esses conteúdos virtuais que podem mudar sua vida para melhor. 

Mas, afinal, o que é se reinventar após uma certa idade? É não estar presa a uma juventude finita! É fazer e acontecer independentemente de um número que consta no seu documento de RG. Podemos e devemos ser expressivos em qualquer idade na moda, na carreira, na universidade e claro, na sexualidade!

E A CARREIRA?

E por falar em carreira, hoje ainda os profissionais com mais de 50 anos enfrentam resistência por parte do mercado, mas superam adversidade ao oferecer diferenciais, como, por exemplo, mais bagagem e experiência do que os novatos. Não há como negar que, na hora H, ao ter que resolver um problema, os mais maduros têm mais destreza e segurança, não é?

Pesquisa apresentada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), de 2021, mostra que o país tem quase 38 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Em comparação com a população total do Brasil, de cerca de 213 milhões (dados IBGE), o número configura mais de um quinto da população brasileira (42,6 milhões) em tal faixa etária.

No quesito empregabilidade e previdência, a conta não fecha e, por isso, mesmo com o passar dos anos, muitos idosos (e pessoas com idade para se aposentar) ainda se mantêm ativos ou pelo menos tentam. O mesmo levantamento destaca que 18,5% do total daqueles com mais de 60 anos ainda trabalham e 75% ajudam na renda familiar.

A grande sacada, porém, é não deixar a peteca cair. Diariamente temos a oportunidade de nos reinventarmos e provarmos para o mundo que idade é apenas um detalhe. Não perca essa oportunidade de se inspirar e se transformar!