AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Passear é fundamental para ele!

Além de manter o cão saudável, caminhadas previnem que desenvolva problemas de comportamento e seja sociável

Júlia Arbex Publicado em 18/04/2016, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Passear é fundamental para ele! - Shutterstock
Passear é fundamental para ele! - Shutterstock
Assim como nós, seres humanos, animais também precisam de atividades físicas. “Algumas pessoas arrumam cães pensando só em seu próprio bem estar e desejo e esquecem que eles têm necessidades”, alerta o veterinário José Manuel Mouriño, do Pet Place (SP). De acordo com o profissional, levar o cão para caminhar diariamente é extremamente positivo para a saúde dele. “Cachorros que não saem com frequência podem ter problemas na coluna e joelhos, excesso de peso e distúrbios comportamentais como ansiedade, depressão e destruição de objetos.” Confira a seguir como você pode contribuir para seu bichinho permanecer saudável e ficar feliz da vida. E, cá entre nós, andar com ele para cima e para baixo pode ser uma boa desculpa para você também encaixar exercícios na sua rotina! Que tal unir o útil ao agradável e ser mais saudável?


A partir de que idade ele pode andar na rua?

Geralmente, a partir do quarto mês de vida, que é quando a  vacinação está completa. As vacinas principais são contra hepatite, cinomose, parvovirose, raiva (V8 e V10), giárdia e a tosse. Em alguns casos, o veterinário recomenda dar a vacina contra a leptospirose e leishmaniose. Além disso, os donos precisam cuidar do problema das pulgas. “Não há vacinas, mas há medicamentos – talcos, coleiras, pipetas, sprays, comprimidos e biscoitos que previnem as pulgas. Os reforços variam conforme a necessidade de cada cachorro”, explica José. Mas o veterinário lembra que os animais não precisam ficar presos em casa só porque ainda não foram vacinados. “Leve-o para um passeio de carro. Eles adoram olhar o caminho!”. 


Posso dar comida e água para ele antes de sair?

O ideal é não encher a barriga do cachorro antes de passear. Prefira dar água e comida depois do exercício. Mas água deve ser disponibilizada o tempo todo, em pequenas porções. 


Quantas vezes ao dia e quanto tempo deve durar o passeio?

A necessidade de saídas à rua varia de acordo com raça ou tipo físico. Cães ativos precisam se exercitar mais. “Os passeios são indicados de acordo com a condição física do animal. Só um veterinário especializado deve estipular isso. Já os melhores horários para andar são pela manhã, final do dia e à noite”. 


Cachorros velhinhos podem sair? 

Os cães pequenos envelhecem a partir de 8 ou 9 anos e os de raças grandes a partir de 6 anos. Todos devem passear, a não ser que tenham alguma doença que seja proibitiva, como endocardiose e cardiomiopatia hipertrófica (doenças cardíacas em estágios avançados). Aí eles sofrem muito.


Não tenho tempo pra isso

Pense que quando você estiver andando com ele, estará fazendo exercício também. Dá até para trocar a academia pelo passeio 
com seu amiguinho! Em último caso, que tal contratar um passeador de cães ou deixá-lo em uma “creche” para cachorros? 


O que eu faço se estiver chovendo? 

Se ele só faz as necessidades fora de casa, você vai precisar sair um pouquinho até mesmo nos dias chuvosos. Mas se só passeia para se exercitar, brinquem dentro de casa. Eles gostam de mastigar cordas, fazer cabo de guerra, exercícios de adestramento, como comandos de senta e deita e andar ao redor do dono ou por baixo das pernas.


Quase nunca ando. Posso começar de repente?

Converse com o veterinário e veja se os exames estão bons. Na consulta, o profissional vai orientar em relação ao tipo físico e condição corporal, se deve aumentar o ritmo gradativamente...