AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bebês / Filhos

Roupinha de bebê: 4 motivos para ela ser de algodão Pima

A matéria-prima permite que as peças infantis sejam mais confortáveis e durem por mais tempo

Da Redação Publicado em 20/05/2023, às 08h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Roupinha de bebê: 5 motivos para ela ser de algodão Pima - Unsplash
Roupinha de bebê: 5 motivos para ela ser de algodão Pima - Unsplash

Entre os cuidados que se deve ter com a pele da criança, é importante que os pais escolham roupas apropriadas para o pequeno - como é caso das que são confeccionadas com algodão Pima. Na sequência, AnaMaria Digital separou conheça cinco razões para investir nesse tipo de material para as roupinhas de bebê, principalmente no outono/inverno.

1. Mais conforto para o pequeno

De acordo com Lory Buffara, CEO e consultora de enxoval da Mommy’s Concierge, as roupas infantis feitas de algodão Pima possuem uma fibra extralonga, o que faz com que o toque das peças seja extremamente suave. “Alguns dizem que é o algodão mais macio do mundo”, completa a especialista no assunto. O que confere a sensação de mais conforto para quem usa peças em algodão pima.

2. Tende a causar menos reações alérgicas na pele do bebê

Outro ponto positivo do uso de roupas confeccionadas com algodão Pima é que ele possui colheita manual, “ou seja, nenhum tipo de pesticida ou agrotóxico é utilizado no plantio e na colheita”, explica Luciana Andrade, CEO da Passalinho. Inclusive, isso faz com que as roupas produzidas a partir dessa matéria-prima sejam naturalmente hipoalergênicas.

Principalmente nas estações do ano mais frias como outono/inverno é muito comum as crianças apresentarem episódios de dermatite. A pele precisa de bastante proteção e hidratação, principalmente a pele sensível de bebês e crianças. Durante os meses de frio, além da ingestão de líquidos é indicado fazer uso constante de hidratante, principalmente após o banho. O ideal é aplicar o hidratante de preferência com a pele ainda úmida, o que aumenta a absorção e sensação de bem-estar.

Além disso, a composição das roupas que as crianças usam podem ajudar ou piorar as crises alérgicas. Luciana explica que roupas de fibra sintética ou quentes demais podem despertar alergia, pois o suor represado em contato com a pele causa irritação e deixa a pele reativa. “A forma mais segura de vestir as crianças (e adultos também) é optar por roupas 100% algodão. Se o dia estiver muito frio e precisar de um casaco ou malha de fibra sintética, busque fazer camadas e colocar por baixo peças suaves em algodão que manterão a pele protegida e têm o poder de absorver o suor”, completa Luciana.

3. É uma peça que dura mais

Embora a qualidade do produto eleve seu preço, vale lembrar que as peças feitas de algodão Pima tendem a durar mais. Portanto, é uma roupa que pode ser passada de uma geração para outra e, quem sabe, ajudar a criar um legado na família!

4. É fácil de lavar!

A higienização das peças desse material também não é um empecilho. De acordo com Luciana, as roupinhas de algodão Pima podem ser lavadas na máquina de lavar, já que são confeccionadas com uma matéria-prima resistente e durável.

É preciso apenas atenção em relação à temperatura da água: a lavagem não deve ser feita na água quente, mas sim morna ou fria para evitar desbotamento e encolhimento. “Evite amaciantes também, pois isso pode prejudicar o acabamento do tecido”, completa Lory.

No lugar do produto químico, Luciana recomenda o uso de vinagre de álcool ou de vinho branco, os quais são incolores. “O ácido acético do vinagre tem propriedades antifúngicas, elimina resíduos de sabão, amacia sem deixar odor e ainda ajuda peças novas a não desbotarem”, explica a fundadora da Passalinho. Por fim, vale saber que as roupinhas de algodão Pima não precisam ser passadas. Portanto, se precisarem de uma “esticadinha”, deve-se usar o ferro em temperatura baixa.