AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bebês / Maternidade

Entenda o procedimento de congelamento de óvulos feito pela ex- BBB Juliette

Aos 34 anos, Juliette decidiu congelar seus óvulos para posteriormente se tornar mãe

Da Redação Publicado em 13/02/2024, às 15h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Juliette realizou o congelamento de óvulos - Reprodução/Instagram
Juliette realizou o congelamento de óvulos - Reprodução/Instagram

A ex-BBB Juliette Freire, de 34 anos, divulgou recentemente em suas redes sociais que realizou o congelamento de óvulos devido à liberdade que o procedimento proporciona para se preservar a fertilidade.

O congelamento pode ser feito em qualquer idade, dependendo de ainda existirem óvulos nos ovários. Porém, os especialistas em reprodução humana aconselham as mulheres a realizarem o congelamento antes dos 35 anos, a fim de se obter óvulos em suas melhores condições fisiológicas para uso futuro, como explica o Dr. Roberto Antunes, especialista em reprodução humana e diretor médico da FERTIPRAXIS Centro de Reprodução Humana.

“Quanto maior a idade, após os 35 anos, menor a qualidade dos óvulos e mais difícil é para conseguir recuperar quantidades que resultem em boas chances de uma gravidez futura. Outro ponto relevante é ressaltar que as mulheres que congelam óvulos, preservam a sua autonomia reprodutiva”, explica 

O procedimento acontece mediante uma estimulação dos ovários por período de 10 a 12 dias, com o uso de medicações de uso subcutâneo, que tem por objetivo fazer com que haja um bom aproveitamento de folículos designados pela natureza para aquele ciclo de tratamento. Durante esse período são realizadas entre 4 e 6 ultrassonografias de acompanhamento, com eventuais ajustes de doses.

Uma vez que os folículos estejam nos tamanhos adequados passa-se para o próximo passo de amadurecimento dos óvulos. Cerca de 36h depois, é possível fazer a coleta dos óvulos via transvaginal com sedação leve.

Os óvulos aspirados são avaliados em laboratório para a identificação dos maduros que serão congelados através de processo de vitrificação. Importante ressaltar que os óvulos não perdem sua capacidade reprodutiva e não envelhecem com o tempo de congelamento”, afirma Dr. Roberto.

De acordo com a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), em 2020 e 2021 foram realizados mais de 21 mil ciclos, com 154.630 óvulos congelados.