AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bebês / Calor

Roupinhas de bebê para o verão: vale a pena investir no algodão pima?

O algodão pima, naturalmente hipoalergênico, permite uma troca de temperatura maior com o ambiente

Da Redação Publicado em 15/11/2022, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Você conhece o algodão pima peruano? Peças nesse tecido, são perfeitas para a estação. - The Nix Company/Unsplash
Você conhece o algodão pima peruano? Peças nesse tecido, são perfeitas para a estação. - The Nix Company/Unsplash

Quando o verão chega e as temperaturas começam a aumentar, todo mundo entende o quanto é muito desconfortável usar roupas pesadas ou que guardam calor (como as peças pretas!). Para os bebês isso não é diferente, e eles também precisam de roupinhas adequadas para aguentar os dias quentes sem complicações.

Você conhece o algodão pima peruano? Peças nesse tecido são perfeitas para a estação. Quer saber mais? AnaMaria Digital conversou com especialistas em enxoval de bebê para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto.

1. O que é o algodão pima?

"O algodão pima é um algodão da espécie Gossypium Barbadense, cuja principal característica é ter a fibra extra longa, o que o torna muito mais macio e resistente do que o algodão comum", explica Luciana Andrade, fundadora da Passalinho.

"Essa espécie é cultivada em pouquíssimos locais do mundo porque precisa de um microclima específico para crescer."

Além disso, a pluma do algodão pima é muito delicada e precisa ser colhida à mão para evitar que a sujeira do solo se misture às fibras, tornando todo o processo de cultivo, colheita e transformação da fibra muito mais lenta e cara.

O tecido produzido a partir da fibra de algodão pima tem altíssima qualidade, apresentando um toque muito suave, fresco e resistente, além de ser naturalmente hipoalergênico, ou seja, é a matéria-prima ideal para a confecção de roupas de bebês.

2. Qual a vantagem das roupinhas em algodão pima?

O algodão pima é mais macio", explica Luciana, além de suave e resistente do que o algodão convencional. Como é desenvolvido com fibras mais longas, não quebra com facilidade e precisa de menos "emendas" na transformação para fio. "Na prática, isso significa que pode ser lavada mais vezes sem formar as incômodas "bolinhas", que dão para as roupas o aspecto de velhas", conta.

3. Por que roupas em algodão pima funcionam tão bem no verão?

"Um ponto positivo do algodão pima é que, por ser uma fibra natural pura, é o que chamamos de 'tecido respirável', permitindo que a sua pele respire, seja no calor ou no frio", explica Lory Buffara, CEO e Consultora de Enxoval da Mommys Concierge. "Se seu bebê suar, há absorção, e no frio, não é uma roupa fria. Este equilíbrio térmico oferecido pela matéria-prima é ideal para a pele do seu bebê."

4. Como conservar roupinhas em algodão pima?

"O ideal é sempre lavar dentro de saquinhos para roupa delicada, usar sabão de coco e não adicionar amaciante nem alvejante", recomenda Luciana, que ainda recomenda:

"Não torcer na mão, usar água na temperatura mínima, pois água quente destrói fibras naturais, e usar o ferro de passar em temperatura média."