AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Adeus, inchaço! Veja 5 dicas para acabar com a retenção de líquidos

Problema piora no verão porque os vasos sanguíneos dilatam e a circulação fica mais devagar

Da Redação Publicado em 14/02/2021, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nos dias mais quentes, os vasos sanguíneos dilatam e a circulação fica mais devagar - mohamed_hassan/Pixabay
Nos dias mais quentes, os vasos sanguíneos dilatam e a circulação fica mais devagar - mohamed_hassan/Pixabay

Não é impressão. O inchaço piora, sim, em períodos de calor. O vestidinho, que estava perfeito até a semana passada, não fecha mais; do nada, aparecem bolsas ao redor dos olhos; o tornozelo fica dolorido...

Acontece que, nos dias mais quentes, os vasos sanguíneos dilatam e a circulação fica mais devagar - parte da água que compõe o sangue escapa e fica alojada sob a pele, dando origem ao edema. 

A boa notícia é que, com medidas básicas, dá para aproveitar a estação com menos volume e mais disposição. AnaMariaDigital conversou com a fisioterapeuta VivianaPiccinini, que é especializada em estética, e trouxe algumas dicas para te ajudar!

DRENAGEM LINFÁTICA: UM CLÁSSICO QUE FUNCIONA
Quando o objetivo é desinchar, essa massagem continua insubstituível. Ela estimula a cadeia de gânglios linfáticos para que a circulação não fique congestionada e, assim, ajuda o organismo na liberação natural de toxinas e líquidos. 

Viviana explica que o segredo está em fazê-la da forma correta, com movimentos delicados, pois a drenagem linfática não pode deixar hematomas. "Deve ser uma massagem leve sempre no sentido para o centro do corpo." Neste ponto, a recomendação é que você procure por um profissional qualificado e fique atento à sutileza dos movimentos. 

HIDRATAR PARA DESINCHAR
Parece um contrassenso, mas a água diminui a densidade do sangue, combatendo a retenção, além de desintoxicar. Mas vale ressaltar: bebidas alcoólicas não contam, nem mesmo a cervejinha gelada. Precisa ser água mineral, água de coco, sucos naturais... ou seja, líquidos que reponham sais minerais e atuem no bom funcionamento do organismo. 

ALIMENTOS DO BEM
Frutas e legumes ricos em água, como a melancia, melão, abacaxi, morango, kiwi, pepino, aipo e chuchu, hidratam, melhoram a diurese e ajudam repor nutrientes. Eles devem fazer parte de uma dieta com carbos, proteínas e gordura do bem. Inclua saladas com verduras, legumes, proteínas e porções de frutas na dieta. São escolhas inteligentes, capazes de fornecer energia e garantir o pique, agregando nutrientes de qualidade. 

INIMIGOS DECLARADOS
Alimentos ricos em sódio e muito condimentados pioram a retenção líquida, assim como o álcool. Portanto, devem ser evitados. 

MEXA-SE!
A prática regular de exercício físico melhora a circulação e ajuda a diminuir a retenção líquida. Vanessa Furstenberger, profissional de educação física, explica que o exercício melhora na circulação linfática, melhorando o retorno venoso e ajudando a eliminar o líquido extracelular. As atividades mais recomendadas são as clássicas caminhada, corrida, natação, hidroginástica e musculação.