AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Água de coco: qual é a diferença entre caixinha, garrafinha ou in natura?

Caixinha, garrafinha ou in natura? Veja qual é a melhor opção de água de coco

Da Redação Publicado em 19/01/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem Água de coco: qual é a diferença entre caixinha, garrafinha ou in natura?

Água de coco é uma delícia, né? Mas você já parou para pensar se existe diferença, em relação à saúde, entre os produtos vendidos em caixinho, garrafinha ou in natura? Sim e não! De acordo com Camila Garrett, engenheira de alimentos da Campo Largo, quando falamos do ponto de vista nutricional, as águas de coco comercializadas no Brasil têm informação nutricional muito similar.

Contudo, aspectos como sabor e odor do produto podem sofrer variações devido muito ao estágio de maturação do fruto da qual foi extraída e o local do plantio. "Outro fator de diferenciação importante encontra-se na denominação do produto, ou seja, o nome legal, que a gente encontra bem na frente das embalagens, tais como integral, reconstruída, etc. e que indicam, de maneira resumida, como ela foi produzida", explica.

AnaMaria Digital separou algumas outras dúvidas sobre o assunto, respondidas pela especialista. Confira!

ÁGUA DE COCO NA CAIXINHA PERDE NUTRIENTES?

A água de coco em caixinha, ou em outras embalagens, passa por processo de industrialização, onde ocorrem etapas físicas, como a pasteurização e o uso de antioxidantes, que fazem a bebida durar por mais tempo. O uso desses antioxidantes é em doses controladas por regulamentos específicos, e em quantidades que não fazem mal a saúde. Esses processos industriais podem, sim, fazer com que alguns nutrientes sejamreduzidos.

ÁGUA DE COCO IN NATURA PODE SER CONTAMINADA?

A água de coco in natura pode, sim, ser contaminada após o fruto aberto, pois é rica em nutrientes, o que a torna um meio ótimo para o crescimento de microrganismos. O fruto fechado possui a água de coco ainda estéril em seu interior.

"Mas nem sempre toda a água de coco será contaminada, pois isso depende das condições sanitárias de manipulação e o utensílio utilizado para a abertura do fruto. Dentro do processo industrial, toda essa manipulação é feita seguindo as regras de BPF (Boas práticas de fabricação), onde se utilizam de maquinários específicos para corte e retirada da água de coco do fruto", explica Camila.

O QUE SIGNIFICA O TERMO INTEGRAL NAS EMBALAGENS DE ÁGUA DE COCO?

O termo integral presente em algumas águas de coco comercializadas se refere a água de coco que não possui nenhuma adição de água ou açúcares.

COMO ENTENDER OS RÓTULOS?

Muitas vezes, vemos nomes diferentes no rótulo da água de coco que nos confundem. Na sequência, veja um guia fácil e prático para entender alguns termos:

Água de coco integral: é aquela sem nenhuma adição de água ou açúcares;

Água de coco padronizada: é a água de coco após passar por processo de padronização, ou seja, uma uniformização, podendo ser utilizados neste processo a água de coco concentrada, água de coco desidratada e açúcares, desde que em dosagem menor que 0,5% do produto final, sem adição de água. Neste caso essas informações também estarão presentes na lista de ingredientes, fique de olho!

Água de coco reconstituída: é a água de coco obtida pelo processo de adição de água ou água de coco integral a água de coco concentrada ou desidratada. Neste caso, também pode ser utilizado açúcar para padronizar as características do produto, desde que seja em quantidade menor que 0,5%. Tudo isso, tem que estar descrito na lista de ingredientes.

Águas de coco desidratadae concentrada: são termos muito comuns nas listas de ingredientes e nada mais são do que a água de coco integral, que passa por processo adequado de desidratação ou de concentração, obedecendo as características previstas em legislação.