AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Atenção com o horário de verão! Saiba as consequências da mudança na sua saúde

Aprenda como contornar as consequências do adiantamento de uma hora no horário

Por Marcela Del Nero Publicado em 02/11/2018, às 07h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quem têm distúrbios de sono sofrem mais com a mudança de horário - Shutterstock
Quem têm distúrbios de sono sofrem mais com a mudança de horário - Shutterstock

O Horário de Verão começa no próximo domingo (4) para quem vive em alguns Estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil. Com isso, a indicação é que todos os moradores dessas regiões adiantem seus relógios em uma hora a partir da meia-noite.

A tática é usada pelo governo para economizar energia. No entanto, muitas pessoas alegam que sofrem com a mudança, pois o organismo demora a se acostumar com essa diferença no relógio. Mas será que o novo horário interfere mesmo na nossa saúde?

Para João Guilherme Fiorani Borgio, médico psiquiatra e coordenador do laboratório do sono do Hospital IPO em Curitiba (PR), sim. A dificuldade que temos em nos adaptar existe por conta de uma mudança na sincronização do relógio biológico, causando uma resistência para iniciar o sono à noite e acordar no horário certo.

Algumas consequências da má adaptação a essa mudança são a alterações de humor, depressão, ansiedade e insônia. “Além disso, existem estudos recentes mostrando que a incidência de infarto é maior na primeira semana logo depois da mudança ”, ressalta.

ATENÇÃO, ESTUDANTES!

Para quem for fazer a primeira prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que está marcada também para domingo (4), o médico indica que o ideal é tentar adaptar o organismo antes, evitando consumir alimentos pesados, bebidas alcoólicas e estimulantes, como café, perto do horário de dormir. 

Contudo, se você já sofre para conseguir pegar no sono, pode ser mais afetado ainda. De acordo com o médico, quem tem esse problema pode levar até oito semanas para se acostumar com o novo horário.

Quer saber dicas para que seu corpo se adapte com mais facilidade? Anote aí o que o médico contou para AnaMaria!

  • No próximo ano, tente começar a mudança uma semana antes da entrada do horário de verão, tentando dormir e acordar mais cedo; 
  • Quando houver a adiantamento da hora, tente se expor à claridade assim que acordar: acenda a luz do quarto e inicie alguma atividade para ajudar o corpo a despertar mais rápido;
  • Evite ir se deitar muito tarde;
  • Aposte no café preto, que é rico em cafeína pela manhã!