AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / NADA DE GOLPES

Chega de golpes! 5 dicas para idosos se protegerem de fraudes online

Especialista em tecnologia ressalta a importância da supervisão para prevenir golpes em idosos

Da redação Publicado em 04/10/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A seguir, saiba os modos de evitar fraudes e golpes online - Foto: Freepik
A seguir, saiba os modos de evitar fraudes e golpes online - Foto: Freepik

À medida que a tecnologia avança, os smartphones se tornam parte integrante da vida cotidiana. No entanto, para os idosos, o uso dos celulares pode apresentar desafios, especialmente com relação à segurança. Para fugir dos golpes, confira5 dicas para que os usuários da terceira idade se protejam de fraudes online!

Michelle Menhem, especialista em tecnologia, falou com AnaMaria Digital e separou dicas valiosas para proteger os mais velhos de golpes virtuais. 

Escolha o smartphone adequado

A escolha do aparelho certo é o primeiro passo para garantir a segurança dos idosos. Segundo a especialista, o mais importante na hora da escolha do smartphone é observar a real necessidade de cada um deles e do uso do aparelho.

“Opte por aparelhos com telas e botões maiores, facilitando a visualização e digitação. Alguns preferem dispositivos mais simples, sem acesso à internet, priorizando a segurança. Além disso, certifique-se de que o telefone tenha uma boa memória de armazenamento e uma câmera eficiente para capturar momentos especiais, já que, para isso, não existe limite de idade”, ela aponta.

Oriente os idosos a reconhecer e lidar com chamadas e mensagens

Uma das maiores preocupações é cair em golpes por meio de chamadas e mensagens. Michelle relata que é importante ensinar os idosos a atender apenas chamadas de números conhecidos e a verificar a origem das mensagens antes de responder.

Em caso de emergência, oriente-os a confirmar as informações com algum responsável ou fonte segura: “É muito importante orientar com antecedência, pois na maioria das situações os golpistas se aproveitam da inocência e desconhecimento das informações dos mais velhos”.

Instale os aplicativos essenciais  

A instalação de aplicativos como e-mail, WhatsApp e Facebook pode ser complicada para os idosos. Recomenda-se que um responsável pelo idoso faça essa instalação e registre senhas e chaves de segurança. Muitas lojas de aplicativos permitem o cadastramento de um segundo responsável, o que pode ser útil em caso de necessidade.

Tenha cuidado ao baixar aplicativos

Ao fazer o download de aplicativos, é fundamental evitar vírus. Incentive os idosos a buscar aplicativos apenas em fontes confiáveis e a manter um antivírus ativado. Verificar a extensão de documentos antes de abri-los, procurar por avaliações na internet e garantir que os sites possuem certificado de criptografia são passos importantes para manter a segurança online. É imprescindível que tudo seja feito sob supervisão de um responsável.

Proteja os dados em caso de perda ou roubo

Em situações de perda ou roubo do smartphone, ações rápidas são necessárias. Use aplicativos de localização para tentar encontrar o dispositivo e remova remotamente dados pessoais assim que ele estiver online. Informe a operadora para bloquear o número e desativar o chip, e registre um boletim de ocorrência na polícia local.

Além disso, é fundamental que os idosos estejam cientes das dicas gerais de segurança online. Como mencionado anteriormente, eles devem permanecer vigilantes em relação a solicitações e mensagens suspeitas, compartilhando essas situações com um responsável. “A informação é uma das melhores defesas contra golpes e fraudes online”, conclui Michelle.

Garantir a segurança digital dos idosos é uma responsabilidade compartilhada entre eles e seus familiares. Com o conhecimento correto e medidas de precaução adequadas, é possível desfrutar dos benefícios da tecnologia de forma segura e tranquila.