AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Como se exercitar em dias de calor? Saiba formas de não prejudicar a saúde

Descubra estratégias essenciais para manter uma rotina de exercícios em dias de calor e confira dicas de alimentação, horários ideais e cuidados

Exercícios físicos - Foto: Reprodução/Freepik
Exercícios físicos - Foto: Reprodução/Freepik

As alterações climáticas tem sido sentidas no Brasil por meio das ondas de calor que têm afetado diversos estados do país desde o final do ano passado, levando a temperaturas entre 5 a 8 ºC acima do normal para o período.

Neste sentido, a prática de exercícios físicos continua a ser essencial para a saúde, mas precisa ser feita com precaucações em dias de calor. Mas como fazer isso da forma correta? AnaMaria conversou com Antonio Rebolho, professor e personal trainer, que ofereceu algumas dicas para treinar sem sofrer.

Estratégias para manter uma rotina de exercícios durante os dias de calor

Antonio recomenda o consumo de alimentos naturais, que proporcionam uma melhor vascularização corporal, conferindo mais energia para o exercício sem aumentar a temperatura interna. Um exemplo é a beterraba, que aumenta o nitrogênio muscular e oferece disposição para a atividade física.

Este tubérculo pode ser consumido em forma de suco ou em saladas, sendo uma excelente opção como pré-treino. Confira a seguir algumas receitas com beterraba!

Receita de Salada de Beterraba Assada

Receita de Carpaccio de Beterraba

Receita de Sopa de Tomate e Beterraba

Receita de Suco de Erva-Doce com Beterraba

Horário e vestuário

Outra dica é evitar os horários de maior calor, como o meio-dia, o que permitirá maior eficiência nos exercícios. Além disso, é essencial escolher roupas esportivas leves que absorvam bem o suor, proporcionando conforto durante a prática.

Exercícios

Rebolho destaca que todos os grupos musculares podem e devem ser trabalhados normalmente, independentemente do clima.

Ele sugere um treino que trabalha todo o corpo com intensidade média ou baixa, otimizando a sequência de exercícios do dia sem fadigar um grupo muscular específico, promovendo um treino completo.

Hidratação

Além de uma boa alimentação, a hidratação desempenha um papel fundamental. Antonio recomenda carregar consigo um isotônico ou outra fonte de nutrição líquida de rápida absorção antes ou após o treino para manter o corpo hidratado.

Pós-treino

Após o treino, reserve de cinco a sete minutos para que o corpo regule sua temperatura e esteja em equilíbrio antes de sair da academia.

Esta pausa ajuda o corpo a se ajustar ao ambiente e evita desconfortos. Se estiver de carro, circule com as janelas abertas por alguns minutos para garantir uma circulação de ar adequada.

Dica de motivação

Encontrar um parceiro de treino com objetivos semelhantes pode ser muito eficaz para manter a motivação, especialmente em dias quentes que podem ser mais desafiadores. Ter alguém para compartilhar a rotina de exercícios pode aumentar o foco e o comprometimento com os treinos.

Com estas dicas em mente, é possível continuar a praticar exercícios físicos de forma segura e eficiente mesmo durante períodos de calor intenso, garantindo a saúde e o bem-estar ao longo do tempo.

Leia também

Conheça os melhores exercícios para mulheres na faixa dos 40 anos

Nada de preguiça: 3 bons motivos para se exercitar depois dos 40 anos

Alongamentos: série com 6 exercícios para fazer ao acordar que vão mudar a sua vida