AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Dieta Cromática: coloque mais cor no seu prato e emagreça

Além do prato colorido, os alimentos recomendados vão interferir diretamente na balança

Júlia Arbex Publicado em 27/12/2018, às 08h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Seu organismo terá as vitaminas, minerais e fibras - Marcelo Resende
Seu organismo terá as vitaminas, minerais e fibras - Marcelo Resende

Um prato colorido, bem dividido, não é só bonito e saboroso, como também é um importante sinal de saúde. Na dieta cromática, portanto, além de variar os alimentos escolhidos para representar cada cor, seu organismo terá as vitaminas, minerais e fibras para ter energia para realizar as atividades diárias.

A seguir, confira a lista de alimentos e os benefícios de cada cor, indicada pela especialista em emagrecimento Ana Luisa Vilela, e a sugestão de um cardápio lindo e colorido feito pela nutricionista da Estima Nutrição (SP), Maria Flávia Sgavioli.

VERMELHO
Essa cor vem do licopeno, pigmento que atua como antioxidante, responsável por proteger o corpo da ação dos radicais livres pulmonares, câncer e até envelhecimento precoce. São eles: pimentão vermelho, caqui, tomate, beterraba, cereja, goiaba e melancia.

AMARELO E LARANJA
Ricos em betacaroteno, esses alimentos agem como um antioxidante para ajudar a proteger as células e melhorar a saúde do cabelo. Além disso, são ótimas fontes de vitamina C, que auxilia no combate de gripe e resfriado. Exemplos: abóbora, cenoura, milho, pimentão
amarelo, abacaxi, manga, maracujá e melão.

VERDE
Alimentos como alface, couve, brócolis, abacate e kiwi são ricos em clorofila, substância responsável pela cor verde. Ela potencializa a vitamina C, inibindo a ação dos radicais livres, que aceleram o processo de envelhecimento. Ela também diminui a fadiga mental e ajuda no metabolismo.

ROXO
Os alimentos dessa cor contêm antocianina, essencial para transformar os carboidratos em energia. Além disso, ajuda na disposição mental e no funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração. Invista em alcachofra, berinjela, feijão-preto, ameixa, repolho roxo, amora, jabuticaba e uva.

BRANCO
A cor branca, resultante da flavina, indica que esses alimentos são ricos em minerais, como cálcio e fósforo, e ajudam na manutenção dos ossos e dentes. São eles: alho, banana, cebola, couve-flor, palmito, feijão-branco, mandioca, maçã e pera.

MARROM
Fonte de selênio, fibras e vitamina E, alimentos como sementes e cereais integrais ajudam a regular o intestino e a controlar o colesterol e o diabetes.

CARDÁPIO
DIA 1
CAFÉ DA MANHÃ
1 ovo mexido com páprica + 1 copo de 200 ml de suco verde (2 folhas de couve + 1 fatia de abacaxi + 1 suco de limão + hortelã e gengibre a gosto)

LANCHE DA MANHÃ
2 castanhas-do-pará

ALMOÇO
1 prato raso de salada verde de rúcula e agrião com semente de linhaça + 3 colheres (sopa) de arroz integral com brócolis + 3 colheres (sopa) de feijão-preto + 1 peito de frango grelhado + 2 colheres (sopa) de beterraba ralada

LANCHE DA TARDE
1 maçã vermelha com casca

JANTAR
1 prato raso de escarola refogada + 2 colheres (sopa) de purê de abóbora + 1 berinjela assada com alecrim + 3 colheres (sopa) de carne moída

CEIA
1 colher (sobremesa) de goji berries + 1 xícara de chá de camomila

DIA 2
CAFÉ DA MANHÃ
1 copo de 200 ml de suco de laranja com cenoura ou suco de laranja com beterraba + 1 crepioca (1 ovo + 1 colher (sopa) de tapioca + ½ tomate + uma pitada de sal e manjericão)

LANCHE DA MANHÃ
2 kiwis

ALMOÇO
1 prato raso de espinafre refogado no alho e azeite + 3 colheres (sopa) de tofu mexido com alecrim, tomate-cereja e curry + 2 colheres (sopa) de purê de mandioquinha + 1 colher (sobremesa) de semente de girassol

LANCHE DA TARDE
8 morangos + 2 colheres (sopa) de quinoa em flocos

JANTAR
1 prato raso de salada de alface roxa + 2 colheres (sopa) de ervilha + 3 colheres (sopa) de couve-flor no alho e azeite + 1 filé de frango grelhado + 2 colheres (sopa) de grão de-bico cozido com salsinha

CEIA
1 xícara de chá de limão + 1 colher (sopa) de pistache