AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Dor nas costas: sabia como se livrar de vez do problema

Nossa colunista, Bianca Vilela, explica que o trabalho doméstico e às posturas do dia a dia podem estar atacando seu corpo

Bianca Vilela Publicado em 05/11/2020, às 08h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quem aguenta viver com dor nas costas? - Mohamed Hassan/Pixabay
Quem aguenta viver com dor nas costas? - Mohamed Hassan/Pixabay

Sim, eu sei que ninguém gosta de sentir dores corporais, mas é importante saber que elas são um ótimo termômetro para indicar quando algo não vai bem. Nos últimos meses, justamente durante o período de isolamento social, a busca pelo termo "Dor nas Costas" aumentou exponencialmente no Google e isso tem um motivo: a pandemia obrigou milhões de trabalhadores a se ajustarem e trabalharem remotamente de suas casas, no formato conhecido como Home Office.

E aí o improviso tomou conta da situação e acabou causando diversos problemas de saúde, como dores pela região dos ombros, costas, pescoço, cervical, lombar, punhos e muito mais. Passar mais tempo em casa também significou, para muitos, um aumento da demanda de trabalho doméstico, afinal, a casa se tornou também o escritório.

Como trabalho há muitos anos com a implementação de programas de ergonomia em empresas pelo País, já previa este cenário. Cansei de ver gente trabalhando usando a banqueta da cozinha, ou ainda com o notebook no colo. Como se não bastasse, atendendo ao celular enquanto lava a louça ou varre a casa! Nosso corpo não foi projetado para todos esses desajustes. E é justamente por isso que acabamos sentindo dores.

O QUE FAZER?
Existe uma série de regrinhas que você deve seguir para que o trabalho, tanto em casa quanto no escritório, seja executado de modo que seu corpo não sofra as consequências. E uma dessas regras é passar menos tempo sentado! 

Por muitas vezes, ficamos duas, três horas na mesma posição, digitando... O ideal é fazermos uma pausa a cada hora trabalhada. Por exemplo, trabalhe 54 minutos sentado e fique seis minutos em pé. Aproveita para ir ao banheiro ou tomar um copo de água. Você certamente notará a diferença no final do dia.

Para te ajudar, separei algumas situações de certo x errado que executamos durante o dia, seja no trabalho ou nos afazeres em casa. Veja!

dor nas costas

dor nas costas

dor

dor

dor

dor

dor

dor

BIANCA VILELA é mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial