AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / COMO PODE?

É normal menstruar após os 60 anos? Vera Holtz compartilha experiência

Vera Holtz relata que "menstruou" enquanto gravava cena de um filme

Da Redação Publicado em 29/08/2023, às 19h49 - Atualizado em 30/08/2023, às 15h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vera Holtz teria menstruado aos 63 anos - Foto: Cesar Alves/Rede Globo
Vera Holtz teria menstruado aos 63 anos - Foto: Cesar Alves/Rede Globo

Vera Holtz menstruou aos 63 anos, durante gravação do filme 'As Quatro Irmãs'. Atualmente com 70 recém-completados no último dia 07 de agosto, a atriz falou pela primeira vez sobre o fato inusitado em entrevista à revista VEJA.

"Eu estava na cozinha, fazendo uma cena de diálogo com meus pais, e isso irrompeu em uma menstruação, começou a pingar sangue. Mas o que foi interessante naquele momento foi entender do feminino, da menstruação, do que nos diferencia", relata.

Holtz lidou naturalmente com o ocorrido, de acordo com sua própria fala. "O fato de óbvio que uma pessoa que menstrua tem óvulos, filhos, continuidade, ancestralidade. Casei várias vezes, mas não oficialmente, sem repetir o comportamento modelo de mulher, sempre rompi com isso”, explicou.

MAS O QUE ACONTECEU?

Embora a menstruação após os 60 anos seja incomum, visto que a maioria das pessoas do sexo feminino entram na menopausa e param de menstruar por volta dos 45 e 55 anos, ela pode acontecer, como afirma o ginecologista e obstetra Alexandre Pupo, em entrevista à AnaMaria Digital.

Um fato, porém, chama a atenção no depoimento de Vera - e não pode passar batido. Ela disse estar passando por terapia de reposição hormonal na época em que teria supostamente menstruado. Dessa forma, o que ela teve, na verdade, foi um sangramento vaginal pós-menopausa.

A ginecologista e obstetra Fernanda Lehrer detalhou, em entrevista para a CNN Brasil, que todo sangramento que acontece depois da menopausa – correspondente ao último ciclo menstrual e que alcança o marco de um ano sem menstruar - recebe esse nome.

Esses sangramentos, segundo Lehrer, são comuns nas situações em que a mulher eventualmente possa esquecer ou fazer o uso inadequado da medicação e, portanto, apresentar sangramentos por privação hormonal.

Nestes casos, ela fala, em que há erro na administração da medicação ou até mesmo em pausas estabelecidas por um médico, o endométrio (tecido do corpo humano que está localizado no interior do útero) prolifera e, com isso, é possível ocorrer o sangramento vaginal.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!