AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Estética

Entenda a pillow face, que causou estranhamento na harmonização de Stênio Garcia

Rosto inchado acontece por conta do excesso de ácido hialurônico, explica especialista

*Jairo Rodrigues, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 14/06/2023, às 17h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Stênio Garcia ficou com uma aparência conhecida na medicina como pillow face. - SBT
Stênio Garcia ficou com uma aparência conhecida na medicina como pillow face. - SBT

Stênio Garcia, de 91 anos, virou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, na tarde da última terça-feira (13), após exibir o resultado de uma harmonização facial durante o programa 'Fofocalizando', do SBT. Nas redes sociais, o novo visual do ator impressionou e causou polêmica entre os internautas, que estranharam o aspecto final bastante inchado.

Segundo a cirurgiã dentista Patrícia Regina, especialista em Harmonização Orofacial e criadora da Técnica ‘Unique Codes’, Stênio ficou com uma aparência conhecida na medicina como pillow face. A expressão significa “rosto de travesseiro” e descreve uma deformação da face devido ao mau uso de ácido hialurônico para preenchimento ou harmonização facial.

“Em idades mais avançadas, como a do ator ou em pacientes sistemicamente inflamados, o ácido hialurônico tende a atrair mais líquido do que deveria, gerando esse tipo de resultado", conta. Ela afirma ainda que o processo de desinflamação é bastante demorado e que, em alguns casos, é necessário que o paciente faça uso de corticoide. A questão é que pacientes de idade mais avançada, assim como o ator, muitas vezes têm o rim e o fígado mais debilitados, impossibilitando a utilização deste tipo de remédio.

“É uma situação bem complicada, pois é muito arriscado em uma idade tão avançada usar tanto produto, pois existe o risco de comprometer a saúde do paciente", avalia Patrícia. "Tudo precisa ser ponderado. Se tivesse feito, por exemplo, com material bioestimulador não precisaria estar passando por isso."

Um caso parecido com a do ator, segundo a especialista, foi o da cantora Joelma, que há um tempo passou por um procedimento que acabou causando inchaço na face. “No caso dela, foi possível usar o corticoide de uso prolongado para poder desinflamar o organismo”, relata.

IDEIA ERRADA

Ainda de acordo com Patricia, toda essa repercussão negativa acaba levando as pessoas a terem uma ideia errada sobre a harmonização facial. “É uma pena, pois casos como esse assustam os pacientes e dão a ideia de que a harmonização seria um procedimento para deformar faces e não para tratar o envelhecimento, o que não é verdade”, conclui a especialista.

Apesar do estranhamento dos internautas, durante a exibição do programa, Stênio Garcia demonstrou ter ficado bastante feliz com o resultado. “Estou me sentindo renovado, [com] pelo menos 15 anos a menos”, disse o artista, que foi aplaudido pelos apresentadores e por sua esposa durante a participação no programa.