AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / BEM-ESTAR

Festas juninas: Saiba como aproveitar as delícias sem sentir culpa

O nutrólogo Pedro Nunes deu dicas para se livrar da culpa ao comer nas festas juninas

Confira os segredos para aproveitar das comidas nas festas de São João - Foto: Reprodução
Confira os segredos para aproveitar das comidas nas festas de São João - Foto: Reprodução

Tem coisa melhor do que pipoca, canjica, maçã do amor e pamonha? Mesmo que os quitutes típicos de festa junina sejam pra lá de apetitosos, algumas pessoas ainda sentem culpa de se deliciarem nestas datas. A seguir, saiba como aproveitar as delícias sem sentir peso na consciência:

O SEGREDO

O nutrólogo Pedro Nunes contou à AnaMaria Digital que o segredo para curtir as festas de São João sem culpa está no equilíbrio e na moderação. Apesar de ser um momento muito prazeroso, é importante ter consciência de que exagerar nas guloseimas pode impactar negativamente na saúde.

“Uma dica é aproveitar as festas juninas para saborear as comidas típicas, mas também equilibrar a dieta nos outros momentos. Opte por refeições balanceadas e nutritivas nos dias que antecedem ou sucedem às festas, priorize alimentos mais leves e ricos em nutrientes. Dessa forma, você pode desfrutar das guloseimas juninas sem comprometer seu bem-estar e sua saúde”, o profissional comenta.

INGREDIENTES

Outra dica é prestar atenção nos ingredientes dos pratos tradicionais juninos. Algumas receitas podem ser adaptadas para versões mais saudáveis. Utilize ingredientes integrais, substitua açúcares refinados por opções mais naturais e opte por métodos de cozimento mais saudáveis - como assar em vez de fritar.

Com um pouco de criatividade, é possível encontrar alternativas mais saudáveis sem abrir mão do sabor delicioso das festas juninas.

“É importante praticar a moderação. Saboreie as guloseimas juninas, mas em porções controladas. Ao invés de comer uma grande quantidade de um único prato, experimente um pouco de cada opção. Assim, você consegue provar as delícias sem exagerar nas calorias e no consumo de açúcar”, finaliza Pedro.