AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Há um limite de idade para conseguir engravidar? Especialista responde

Especialista esclarece se há um limite de idade para conseguir engravidar

Da Redação Publicado em 28/07/2019, às 09h00 - Atualizado em 18/08/2019, às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Equilibre as necessidades profissionais, pessoais e sociais para que a vida traga a você o melhor - Banco de Imagem/iStock
Equilibre as necessidades profissionais, pessoais e sociais para que a vida traga a você o melhor - Banco de Imagem/iStock

Os compromissos com a carreira e segurança financeira levam muita gente a postergar os planos pessoais. Isso acaba arrastando a mulher aos limites de sua capacidade biológica de conceber. 

Mas é possível afirmar que o limite para conceber é quando o último óvulo é liberado pelo ovário e a menopausa se instala. Daí em diante, a gestação só poderá ocorrer com a doação de um óvulo e por meio de técnicas artificiais.

Porém, o declínio natural da fertilidade se inicia bem antes disso, de forma lenta, aos 31 anos. E se acentua aos 35 anos, atingindo o ápice aos 39. As taxas de abortamento natural e os riscos de malformação cromossômica, como a síndrome de Down, também crescem.

Mas esse processo não é pontual, logo não há um ponto definido pela medicina de quando se deve parar de tentar engravidar. A natureza é que definirá isso. 

O que temos são dados científicos que mostram que, aos 35, a curva de fertilidade acentua sua queda e, após os 39 anos, mesmo com técnicas de estimulação ovariana e fertilizações in vitro, os índices de gravidez desabam. 

A isso se somam dados obstétricos, em que a medicina crava que a, partir dos 35 anos, a mulher deve ser considerada em idade avançada para conceber, classificando a gestação como de alto risco (aumento da chance de desenvolver diabetes, pré-eclâmpsia, parto prematuro). 

A causa? O envelhecimento natural do corpo, que diminui a capacidade da mulher de absorver as alterações que a gestação causará, gerando uma sobrecarga a ele. 

Então, de que forma é possível se preparar para enfrentar as necessidades da vida moderna e as de gestar um filho tardiamente? A medicina mudou e avançou.

Evoluímos de um conceito de “gestante idosa” após os 29 anos para “gestação de risco” depois dos 35. E já se discute avançar a idade para 38 anos. Há meios de conduzir a mulher a um envelhecimento mais sadio. 

Portanto, a dica é: equilibre as necessidades profissionais, pessoais e sociais para que a vida traga a você o melhor.

ALEXANDRE PUPO é ginecologista do Hospital Sírio-Libanês, obstetra, membro do corpo clínico do Hospital Albert Einstein. Ele também é mastologista e membro titular do núcleo de mastologia do Hospital Sírio- Libanês. É diretor clínico da Clínica Souen, onde atende: www.clinicasouen.com.br