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Leitura obrigatória

Os rótulos dos alimentos trazem informações importantes para ter uma alimentação saudável

Júlia Arbex Publicado em 10/08/2015, às 17h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

Mulher no supermercado lendo rótulos de alimentos - Dreamstime
Mulher no supermercado lendo rótulos de alimentos - Dreamstime

Muita gente ignora, mas as informações dos rótulos dos alimentos são muito importantes. Além de saber a quantidade de calorias, você descobre quais ingredientes fazem parte do produto, o que nos auxilia a ter uma alimentação mais saudável. Uma coisa que ajuda para decifrar aquele monte de letrinhas é saber que os ingredientes estão em ordem decrescente. Ou seja, se o primeiro da lista for o açúcar, significa que ele é a substância que está em maior quantidade no produto. Veja quais itens merecem a sua atenção:

Valor energético: costuma ser o primeiro item da tabela. Para evitar surpresas desagradáveis, veja se as calorias correspondem a todo pacote ou apenas a uma quantidade determinada do alimento.

Gorduras saturadas: se consumida em excesso, pode aumentar o colesterol. O ideal é ingerir, no máximo, 20 gramas delas ao dia. 

Sódio: presente inclusive nos doces, o consumo excessivo pode ser prejudicial. O indicado é que tenha até 200 miligramas de sódio para cada 100 gramas de alimento.

Colesterol: para o bem do seu coração, o consumo diário não deve ultrapassar 300 miligramas.

fonte: Myrna Campagnoli, endocrinologista do Laboratório Delboni Medicina Diagnóstica