AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Alimentação

Manteiga: descubra seus malefícios à saúde e quais os substitutos mais nutritivos

Saiba como substituir a manteiga por opções mais saudáveis

Karla Precioso Publicado em 06/09/2020, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A pasta de amendoim e geleias naturais de frutas são mais saudáveis - Aline Ponce/Pixabay
A pasta de amendoim e geleias naturais de frutas são mais saudáveis - Aline Ponce/Pixabay

Muito presente na mesa do brasileiro, seja como ingrediente de receitas ou no recheio de pãezinhos, a margarina e a manteiga, apesar de saborosas, são ricas em gorduras trans e saturadas que, quando consumidas em excesso, se tornam um fator de risco para o desenvolvimento de problemas cardíacos. A nutricionista da Superbom, Jessica Santos, explica como substituir esses ingredientes na hora das refeições. Vem ver! 

POR QUE A MANTEIGA FAZ MAL À SAÚDE? 
Tanto a manteiga quanto a margarina são o resultado de processos industriais e químicos que transformam óleos e gorduras no produto. Por isso, podem entupir as artérias e aumentar o colesterol ruim (LDL). Tudo isso sem falar na presença do sódio, que aumenta o risco de hipertensão.

O QUE PASSAR NO PÃO NO LUGAR DA MANTEIGA?
A pasta de amendoim e geleias naturais de frutas são mais saudáveis, além de muito saborosas. Por isso, são opções ideais para acompanhar o pãozinho ou biscoito no café da manhã. 

Outras boas substituições são as manteigas veganas, como a de coco ou de amêndoas, e o ghee (também conhecida como manteiga clarificada, é extraída do leite de vaca ou búfala e, em seu cozimento, se desfaz dos resíduos lácteos, proteicos e da umidade, resultando em apenas uma gordura pura de sabor amendoado), que têm gorduras boas. 

E você sabia que o abacate, graças à sua consistência, pode se transformar em uma manteiga muito saborosa e nutritiva? Rica em gorduras boas, fibras e vitaminas, a fruta pode ser uma aliada para quem busca alternativas mais saudáveis. A receita da pasta de abacate consiste em amassar a fruta com um garfo, adicionar suco de limão, cebola e sal. A manteiga de oleaginosas também é uma alternativa. 

Avelãs, amêndoas e nozes são excelentes para a saúde, pois contêm gorduras boas, vitaminas e nutrientes importantes para o organismo e podem combater os radicais livres, melhorar a imunidade e regular a pressão arterial. Para fazer essa receita basta tostar as castanhas e passá-las no processador até formar uma pasta. Depois, acrescente mel ou baunilha para dar um sabor especial.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE MANTEIGA E MARGARINA?
A manteiga é feita a partir da nata do leite batida após a separação do líquido e da gordura, sendo esta última usada para fazer a manteiga. Enquanto a margarina é o resultado de uma série de processos químicos feitos com óleos vegetais para que ela fique sólida. 

Nesse processo entra em cena uma série de elementos, como gorduras trans, aromatizantes, aditivos, solventes químicos, entre outros. E todos esses “ingredientes” juntos aumentam (e muito) as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e cânceres, além de prejudicar o sistema imunológico como um todo. 

Apesar de ambas serem bem gordurosas, a margarina acaba sendo mais prejudicial porque é rica em gordura trans. Ambas também são bastante calóricas, por isso devem ser evitadas por quem deseja perder ou manter o peso. Uma colher de sopa de margarina contém cerca de 102 calorias.

COMO SUBSTITUIR A MANTEIGA EM RECEITAS?
Além do ghee e das manteigas veganas, que podem substituir a manteiga em qualquer receita, ainda é possível utilizar óleo coco ou abacate no preparo de doces. “O abacate é uma excelente fonte de vitaminas, minerais e fibras, além de ajudar no aumento do colesterol bom e na diminuição do ruim”, indica Jessica. 

VOCÊ SABIA? 
O consumo de manteiga tem alto impacto no desperdício de água para criação de gado e na própria vida dos animais que trabalham incansavelmente para a indústria alimentícia. De acordo com a Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA), a fim de produzir leite industrial, as vacas são constantemente violadas e artificialmente inseminadas para continuar em um ciclo interminável de gravidez.