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Bem-estar e Saúde / DEU RUIM!

No MasterChef Espanha, mais de 70 pessoas têm intoxicação alimentar após prova: “Perdi 5 quilos”

Após “denúncia” de funcionária, emissora emitiu nota para se desculpar com os envolvidos

Redação Publicado em 11/04/2023, às 15h53

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No MasterChef Espanha, mais de 70 pessoas têm intoxicação alimentar após prova - Reprodução/RTVE
No MasterChef Espanha, mais de 70 pessoas têm intoxicação alimentar após prova - Reprodução/RTVE

Eita! Na última segunda-feira (10), foi divulgado que, pelo menos, 70 pessoas sofreram com intoxicação alimentar após consumirem pratos executados por participantes em uma prova do MasterChef Espanha. Em comunicado, o programa reconheceu e pediu desculpas pelo ocorrido. 

Na prova em questão, que foi filmada em janeiro mas exibida no último domingo (09), os participantes prepararam diferentes pratos para 120 trabalhadores da L’Oceanogràfic de Valência para comemorar o 20º aniversário do maior aquário na Europa. Entre os pratos principais estavam: um mexilhão, uma moluscada valenciana composta por ostras, e de sobremesa, um cheesecake japonês com algas.

Todo o cardápio foi supervisionado pelo chef Rakel Cernicharo, que chegou a alertar diversas vezes os participantes sobre o modo errado o qual estavam fabricando os pratos. Porém, não houve suspeita em relação aos ingredientes usados.

A situação veio à tona quando uma funcionária do L’Oceanogràfic postou no Twitter sobre a gravidade da intoxicação. “Na noite seguinte, tive que ir ao pronto-socorro para injetar Primperan [remédio] na minha bunda para que eu pudesse parar de vomitar. Perdi 5 quilos em três dias”, detalhou.

Como, em pouco tempo, o assunto tomou grandes proporções na internet, a emissora RTVE e a direção do MasterChef Espanha pediram desculpas publicamente. “Lamentamos muito a indisposição expressa por alguns dos convidados. Este é um caso absolutamente excepcional nestes 11 anos de MasterChef na Espanha, um programa onde é uma prioridade absoluta garantir o cuidado alimentar das pessoas envolvidas".

A produção ainda informou que "o alimento foi analisado na origem com resultados positivos e a sua rastreabilidade foi garantida ao longo de todo o processo, conforme comunicado e documentado às autoridades sanitárias competentes”. Até agora não se sabe qual foi o prato que causou o mal-estar nos convidados.