AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Saulo Poncio é internado com embolia gasosa arterial cardíaca; entenda seu caso com especialista

Especialista em cardiologia Heron Rached explica a rara condição e os riscos associados ao caso do cantor Saulo Poncio

Heron Rached explica o caso do cantor Saulo Poncio - Reprodução
Heron Rached explica o caso do cantor Saulo Poncio - Reprodução

Saulo Poncio, de 27 anos, foi internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com embolia gasosa arterial cardíaca, na noite de terça-feira (3). De acordo com comunicado à imprensa postado pela equipe do cantor nesta quarta (4), ele foi levado às pressas ao hospital após sentir fortes dores no tórax.

"A embolia gasosa arterial, caso de Saulo, ocorre na entrada de ar na circulação arterial", explicou Heron Rached, PhD em cardiologia.

Os riscos associados a essa condição são significativos. Segundo o cardiologista Heron Rached, "Se uma bolha de gás bloquear uma artéria vital que irriga o coração (coronária) ou o cérebro, pode resultar em um infarto do miocárdio (ataque cardíaco) ou acidente vascular cerebral (AVC), respectivamente. Dependendo da extensão do bloqueio e da rapidez com que o tratamento é iniciado, a embolia gasosa pode levar à morte."

No caso do Saulo, ocorreu uma arterial e ela pode acontecer por conta de um trauma. Isso é normal acontecer em quem pratica mergulho. Uma vez que essa bolha está na circulação pode ter vários trajetos, se vai para o coração, pode determinar um infarto, se for para o cérebro pode provocar um AVC”, afirmou Heron Rached sobre o caso do cantor.

TRATAMENTO E CAUSA

O tratamento para embolia gasosa arterial cardíaca geralmente envolve medidas para remover ou reduzir as bolhas de gás no sistema circulatório e restaurar o fluxo sanguíneo. O Dr. Heron Rached explicou que algumas opções de tratamento podem incluir oxigenação hiperbárica, medidas de suporte e cirurgia em casos graves.

"As causas da embolia gasosa arterial cardíaca podem variar e incluir procedimentos médicos invasivos, lesões, mergulho e outras situações em que o ar é introduzido na circulação sanguínea", acrescentou o Dr. Rached.

É fundamental que um paciente com suspeita de embolia gasosa arterial cardíaca seja tratado rapidamente para minimizar os riscos. O prognóstico dependerá da extensão do dano e da eficácia do tratamento. Nossos pensamentos estão com Saulo Poncio, e desejamos a ele uma recuperação completa e rápida.