AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / É MAIS FÁCIL DO QUE PARECE!

Sorriso perfeito e saudável: 7 dicas para ter dentes de celebridade

Implantodontista e periodontista Juliana Daltro dá dicas para manter a saúde bucal em dia, os dentes saudáveis e o sorriso perfeito

Hábitos simples promovem uma melhor aparência dos dentes. - Foto: wayhomestudio/Freepik
Hábitos simples promovem uma melhor aparência dos dentes. - Foto: wayhomestudio/Freepik

Nos últimos tempos, as intervenções odontológicas têm virado uma febre cada vez maior entre as celebridades. E as estratégias são bem variadas: lente de contato, implante dentário, clareamento, gengivoplastia e cirurgias ortodônticas. Tudo para manter o tal do sorriso perfeito.

Só que, além do resultado muitas vezes extravagante e distante da aparência natural, outro fator chama atenção: o valor desembolsado pelos famosos. Os procedimentos que caíram nas graças de cantores, jogadores e influenciadoras digitais podem custar até R$ 50 mil.

Entretanto, a boa notícia é que dá para alcançar o sorriso perfeito de maneira bem mais simples — e sem tratamentos odontológicos financeiramente distantes para a maioria. Mas como? É o que AnaMaria te conta! Para isso, conversamos com a implantodontista e periodontista Juliana Daltro.

Quanto custa implante dentário? Conheça o tratamento e alternativas mais baratas

Saúde bucal

Inicialmente, a especialista destaca a importância da saúde bucal. Para mantê-la e fugir de problemas dentais, é necessário uma boa rotina de higienização. Hábitos diários e preventivos para evitar cáries, doenças gengivais e outros problemas são fundamentais.

sorriso perfeito e saudável dentes de celebridade saúde bucal
Famosos recorrem a tratamentos caros e complexos para manter o sorriso perfeito. Foto: Freepik

"Mantê-la requer mais do que visitas esporádicas ao dentista", ressalta Daltro, que acrescenta a importância de atividades básicas, como:

    • Escovação diária dos dentes - idealmente após cada refeição e antes de dormir;
    • Tempo mínimo de escovação: dois minutos para limpar todas as áreas, inclusive as mais difíceis, de maneira eficaz;
    • Creme dental com flúor, que ajuda fortalecer o esmalte e a prevenir as cáries;
    • Troca da escova a cada três ou quatro meses;
    • Uso do fio dental diariamente: "Tão importante quanto a escova de dentes e o creme dental".

Do contrário, não é possível manter os dentes em boas condições. E a ausência da saúde bucal afeta não só a aparência dos dentes, como também a saúde deles.  Além de também gerar impacto por todo o corpo, como lesões, infecções e inflamações, e mente, como estresse e a autoestima.

A seguir, a dentista dá outras dicas para o sorriso perfeito

1- Consumo de açúcar

Sabe dorzinha no dente logo após comer algo muito doce? Pois é, trata-se de uma reação ao açúcar. De acordo com a especialista, isso ocorre devido às bactérias que moram dentro da boca e se alimentam  dos restos de alimentos que ficam nos dentes.

Quando elas “atacam” o açúcar, o resultado é uma acidez, que, em contato com o esmalte do dente, causa o processo de corrosão: "Daí vem a incômoda dorzinha e também a formação da temida cárie".

2- Alimentos ácidos

Outra classe de alimentos que pode causar prejuízos aos dentes são os mais ácidos, como frutas cítricas, tomates e vinagres. Tais comidas têm substâncias capazes de enfraquecer o esmalte dos dentes. Por isso, cuidado com o excesso de alimentos cítricos. Modere seu consumo para evitar desmineralização e sensibilidade dental.

3- Tabagismo e algumas bebidas

O cigarro é o principal responsável por doenças cardiovasculares, câncer de pulmão e causador de muitas outras doenças. E não para por aí: o tabagismo também afeta diretamente a saúde bucal. Ou seja, está em busca dos sorriso perfeito? Vai precisar abandoná-lo.

sorriso perfeito e saudável cigarro tabagismo
O vício em cigarro contribui para o amarelamento e envelhecimento dos dentes. Foto: volodymyr-t/Freepik

A especialista explica a ação destrutiva do cigarro nos dentes: "Contribui para o amarelamento, acelera o envelhecimento do esmalte e pode causar a perda irreversível dos dentes". Quem também é responsável por manchar os dentes são algumas bebidas, como café, chá e vinho. Para minimizar os efeitos, consuma com moderação e sempre enxágue a boca com água após o consumo.

4- Alimentos resistentes

Balas, pirulitos, milho de pipoca e até mesmo o gelo. O que esses alimentos têm em comum? São resistentes à mastigação e podem prejudicar a saúde e aparência dos seus dentes. Apesar de parecerem inofensivos, a insistência pode quebrar ou lascar os dentes.

5- Água fluoretada

Beber água com o teor recomendado de flúor auxilia na prevenção da cárie. O material divulgado pela Sabesp, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, aponta que o flúor, em teores adequados, evita doenças como a cárie e reduz a incidência de dentes perdidos e obturados.

A quantidade considerada aceitável é entre 0,6 e 0,8 miligramas por litro de água, ainda segundo o informativo da empresa, que afirma utilizar a substância na água desde a década de 80. Por outro lado, diversos locais, ainda sem saneamento básico, não têm acesso ao benefício.

6- Informe-se com profissionais

Sabe aquele "tratamento especial" que sua influenciadora preferida recomendou no Instagram? Talvez não seja o mais adequado para você. Cada indivíduo tem suas particularidades e reage de maneira diferente aos procedimentos: "Não tire conclusões precipitadas ou 'vá na onda' de algo que virou moda", reforça a especialista.

"Quando se fala em saúde dos dentes, a dica principal é: não leve menos a sério do que todo o conjunto da sua saúde física", acrescenta. Portanto, não use qualquer produto ou faça qualquer alteração nos seus dentes antes de ter uma avaliação profissional.

7- Profilaxia dental

Não conhece o termo? Sem problemas, seu significado é fácil. A profilaxia dental é conhecida popularmente  como “limpeza profissional" — aquela limpeza que você faz periodicamente com o seu profissional dentista. E é de suma importância para manter os dentes saudáveis e o sorriso perfeito.

Isso porque o tratamento preventivo permite a remoção de tártaros e das placas bacterianas, promovendo uma profilaxia eficaz e imediata. Ainda segundo Juliana, a profilaxia dental também previne inflamações e doenças nos dentes e na gengiva, além de permitir que o seu sorriso fique mais bonito, já que costuma resultar em dentes mais branquinhos e numa gengiva com um aspecto saudável.

Leia também