AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Labirintite

Veja 10 situações que causam tontura e que você nunca imaginou

Aquele chocolatinho pode não ser tão inocente quanto você imagina na hora de causar tontura

*Dra. Maura Neves, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 23/01/2024, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chocolate pode ser uma das causas de sua tontura, sabia? - Sara Cervera/Unsplash
Chocolate pode ser uma das causas de sua tontura, sabia? - Sara Cervera/Unsplash

Olá a todos! Escolhi fazer, neste post, um apanhado de causas da tontura, tão frequentes quanto esquecidas pelas pessoas. Contudo, lembro que nem todas as tonturas têm origem no labirinto, órgão do corpo que ajusta nosso equilíbrio.

Isso porque, quando a tontura for originada no labirinto, temos as labirintopatias, doenças do labirinto. No entanto, existem também tonturas geradas por outras causas, externas ao labirinto. Vamos a elas! 

1) CAFEÍNA

Cafeína é uma causa de tontura. O problema é que a substância está presente em itens frequentes em nosso dia a dia, como café, chá-preto e chocolate, além de refrigerantes com cola e energéticos, por exemplo. Seu grande problema é que ela causa uma ativação de todo o Sistema Nervoso Central, nos deixando ficar mais acordados. O excesso de cafeína, porém, pode causar sensação de desequilíbrio e tontura. Neste caso, o importante são as quantidades.  

2) AÇÚCAR

Neste caso, o açúcar pode causar tontura tanto pelo excesso quanto pela falta dele. No excesso, temos condições como o diabetes e, na falta, como no jejum prolongado, podem ocorrer desequilíbrios de nutrição no cérebro e, por consequência, no labirinto. Aqui, relembro que nosso cérebro utiliza o açúcar como principal nutriente. Desta forma, excesso ou falta causam problemas. 

3) ÁGUA

E, por mais simples que pareça, é importante ressaltar que a desidratação, ou a falta de água no corpo, pode causar tontura. Neste caso, uma das consequências é uma variação de pressão arterial que se manifestam com tontura, associada a escurecimento visual, especialmente ao levantar-se rapidamente.  Isto ocorre em períodos de bastante calor, por exemplo. 

4) MEDICAMENTOS

Um excesso de remédios pode causar tontura, inclusive é algo que está citado em diversas bulas. A depender do medicamento, cada um deles gera a tontura por causas diferentes. Mas cito aqui para lembrar destas causas, bem como o uso conjunto de remédios que, quando associados, potencializam efeitos colaterais. Aqui também reforço que, antes de interromper qualquer medicamento, deve-se conversar antes com um médico. 

5) DOR NO PESCOÇO

Neste caso, torcicolos, hernias e outros problemas cervicais geram tonturas. Aqui, muitas vezes, acontecem contraturas musculares, que são dores no pescoço, além de condições normais, que reduzem a movimentação local. Isto ocorre por compressão de vasos e nervos da região do pescoço, que podem se manifestar também com tontura. 

6) ÁLCOOL

Intoxicação por álcool (quantidades variam individualmente) causam alterações na transmissão de dopamina, neurotransmissor do nosso cérebro. Um dos sintomas é a tontura. 

7) COLESTEROL ALTO

Problemas no metabolismo das gorduras também causam tontura. Isto acontece por deposição de gordura nos vasos, o que reduz seu calibre e a passagem do sangue para as regiões do cérebro e do labirinto. 

8) PRESSÃO ARTERIAL

Alterações de pressão, tanto para cima quanto para baixo, podem se manifestar com tontura. As variações pressóricas influenciam o quanto de sangue é bombeado para o cérebro, o que causa tontura. 

9) HORMÔNIOS

As variações hormonais, tanto da tireoide quanto de todos os hormônios femininos, podem causar tontura. No caso da tireoide, por regular nosso metabolismo energético, qualquer desbalanço (para mais ou para menos – hiper ou hipotireoidismo) pode causar tontura. Já, no caso dos hormônios femininos, podem ocorrer tonturas frequentemente. Exemplos são os períodos de gestação, menopausa e até durante as tensões pré-menstruais.  

10) MOVIMENTO

Tonturas ou enjoo em veículos automotivos (carros, ônibus, trens), barcos e aviões são causados por uma sensibilidade do labirinto ao movimento. Chamamos de cinetose, e pode ocorrer em qualquer idade ou duração de movimento. Todas as causas citadas acima podem ocorrer de modo isolado, ou associadas, potencializando os sintomas de tontura. Em tidos os casos, sugiro procurara um médico para avaliar o sim toma de tontura, que, como visto acima, pode ter muitas causas. Fique atento e procure seu otorrino!