AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Dia do Oftalmologista

Veja 5 dicas importantes para cuidar da saúde dos seus olhos

Separamos os principais cuidados necessários com a saúde dos seus olhos, evitando problemas

Da Redação Publicado em 07/05/2023, às 08h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Veja 5 dicas importantes para você cuidar da saúde dos seus olhos. - Unsplash
Veja 5 dicas importantes para você cuidar da saúde dos seus olhos. - Unsplash

O Dia do Oftalmologista é celebrado neste domingo, 7 de maio. Este é o profissional médico responsável por identificar e determinar tratamentos para os mais diversos problemas de visão. E é sempre importante estar atento aos cuidados com a saúde dos olhos, uma vez que existem diversas doenças e distúrbios que podem atrapalhar a visão.

Entre os mais comuns, podemos citar:

  • Miopia;
  • Catarata;
  • Glaucoma;
  • Hipermetropia;
  • Astigmatismo;
  • Olho seco, entre outros.

Os sintomas das doenças oculares podem aparecer por meio da dificuldade de enxergar em distâncias próximas e intermediárias, vermelhidão, coceira nos olhos e visão turva. Para cada diagnóstico, existe um tratamento, que varia desde a indicação de medicação, colírio, bem como a utilização de óculos, lentes de contato ou a realização de cirurgia.

“Cada doença tem seus sintomas e tratamentos específicos, por isso, a prevenção é sempre o melhor caminho. Realizar exames oculares regulares, adotar uma alimentação saudável, proteger os olhos de lesões e da exposição à luz solar, são fatores essenciais para prevenir ou evitar a progressão das doenças”, afirma o médico oftalmologista Celso Cunha, consultor da HOYA Brasil.

Com a ajuda do especialista, AnaMaria Digital separou 5 dicas importantes para você cuidar da saúde dos seus olhos. Confira!

Exames oculares preventivos: é sempre importante manter a regularidade na execução dos exames oftalmológicos. A prática pode auxiliar no diagnóstico precoce das doenças oculares e garantir a indicação do tratamento adequado, antes do problema piorar.

Adotar hábitos saudáveis: a prática de exercícios físicos regulares, uma boa noite de sono, além da redução do consumo de álcool e tabaco são ações que auxiliam na prevenção das doenças oculares a longo prazo. Vale ressaltar ainda que adotar uma alimentação balanceada, com a inclusão de vitaminas, minerais e componentes também são medidas eficazes de prevenção.

Cuidado com a exposição à luz solar: a catarata e a degeneração macular podem ser desenvolvidas se houver uma exposição intensa e prolongada à luz solar sem proteção. Por isso, além de ser um acessório da moda, os óculos de sol são fundamentais para proteger a visão e evitar a exposição direta dos olhos aos raios UVA e UVB. É indicado comprar óculos com material de boa qualidade, que ofereçam proteção “de verdade” contra esses raios. Além disso, a utilização de bonés e óculos também pode contribuir para os cuidados com a saúde ocular.

Uso de equipamentos de proteção: é essencial cuidar da visão durante a prática de atividades de lazer ou em ambientes de trabalho. Alguns óculos, por exemplo, protegem os olhos contra impactos de partículas volantes, luminosidade intensa e radiação. Podem ser usados em vários serviços, como profissionais que trabalham com solda, vidro, atividades com madeira, manipulação de substâncias químicas, entre outros.

Uso adequado de dispositivos eletrônicos: existem diversos hábitos prejudiciais à saúde ocular, como o uso excessivo de dispositivos eletrônicos (computadores, tablets, smartphones). Realizar pausas regulares durante o uso de dispositivos eletrônicos, manter a tela a uma distância adequada dos olhos e utilizar iluminação adequada podem prevenir a fadiga ocular e outros problemas relacionados ao uso excessivo desses aparelhos.