AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Xô, desinformação! Confira 5 mitos e verdades sobre a celulite

Dermatologista revela os fatos e boatos sobre as celulites e dá dicas de como tratar com eficiência

Da redação Publicado em 29/09/2023, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Está com dúvidas das causas e tratamentos da celulite? Confira dicas de especialista - master1305 / Freepik
Está com dúvidas das causas e tratamentos da celulite? Confira dicas de especialista - master1305 / Freepik

É difícil não se incomodar com as celulites que se formam em alguns lugares do corpo. Nessas horas, muitas mulheres se deparam com desinformação na hora de buscar por tratamentos ou entender as causas dessa condição. A seguir, confira 5 mitos e verdades sobre a celulite!

A vilã, também conhecida como lipodistrofia ginóide, tem fortíssima influência do hormônio feminino - o estrógeno - para se instalar em locais como coxas, nádegas e quadril. Dermatologista pela SBD, Sociedade Brasileira de Dermatologia, Viviane Scarpa desmistificou os principais boatos que rondam a celulite para AnaMaria Digital. Confira!

O uso de roupa apertada causa celulite

MITO. A causa da celulite não é a roupa apertada, mas sem dúvida nenhuma roupas apertadas podem piorar o aspecto da pele, já que dificultam a drenagem linfática local, levando à piora do aspecto da celulite.

Água com gás causa celulite

MITO. O gás não piora o aspecto da celulite. O que piora a celulite são alimentos ricos em açúcar e sódio, como é o caso dos refrigerantes. Ele, por si só, não tem o poder de piorar o aspecto da pele.

Consumo de álcool causa celulite

VERDADE. O álcool, por ser uma bebida calórica, pode levar ao acúmulo de gordura localizada e piorar a aspecto da celulite e, portanto, deve ser evitado quando queremos melhorar este quadro.

Somente pessoas acima do peso têm celulite

MITO. Apesar da celulite ser mais comum em pessoas acima do peso, mesmo pessoas magras podem ter celulite. Isso se deve à predisposição genética e multifatorial presente nas causas da celulite.

Cremes firmadores diminuem e melhoram a aparência da celulite

VERDADE. Apesar dos cremes não terem o poder de penetrar nas camadas mais profundas da pele, os que têm ativos firmadores e drenantes melhoram o aspecto da pele e, portanto, podem melhorar a aparência da celulite. O ato de massagear a região diariamente durante a aplicação dos cremes também ajuda na drenagem local, o que também ajuda a melhorar a celulite. Lembrando sempre que, enquanto se usa o creme, a pele melhora, mas se parar de usar, volta ao aspecto inicial.

QUAIS OS GRAUS DE CELULITE?

  • Grau 1: As ondulações ou “furinhos” aparecem apenas quando a pele é comprimida;
  • Grau 2: As ondulações já são percebidas sem a compressão da pele;
  • Grau 3: Presença de nódulos e ondulações claramente perceptíveis;
  • Grau 4: Vários nódulos, aspecto endurecido da pele e há inchaço local.

COMO TRATAR A CELULITE EM CASA E NO CONSULTÓRIO

Sem rodeios, Viviane indica as condutas práticas que podem levar à vitória contra as celulites, ou ao menos, vencer algumas batalhas.

"Manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos, beber a quantidade de água diária ideal para seu peso (peso kg x 35 = quantidade de ml de água que você deve ingerir) e o uso de cremes com ativos firmadores e drenantes sempre aplicados com massagem após o banho, são medidas importantes para quem quer melhorar o aspecto da celulite", elenca a especialista.

Em casos mais drásticos - ou para quem prefere os procedimentos feitos por especialistas - a médica indica tratamentos como subcisão, bioestimuladores de colágeno, radiofrequência, infravermelho e ondas de choque. "Esses métodos são muito utilizados e com ótimos resultados, se bem indicados", assegura.