AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Xô sedentarismo! Confira plano de exercícios e dicas para treinar em casa

Veja dicas de exercícios e cuidados para serem adotados em treinos caseiros, que contam com cada vez mais adeptos durante a pandemia

Da Redação Publicado em 25/04/2021, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pratique exercícios em casa! - Pixabay
Pratique exercícios em casa! - Pixabay

Com a pandemia do coronavírus, o isolamento social obrigou os amantes da academia a se adaptarem a novos formatos de exercícios. Atualmente, tornou-se comum praticar atividades físicas dentro de casa, substituindo os enormes equipamentos de ginástica por modalidades parecidas de treino – porém, igualmente eficazes.

A personal trainer e atleta Sol Meneghini afirma que os exercícios mais básicos são super bem-vindos. “Agachamento livre com o peso do próprio corpo, abdução, abdominais, passada e avanço, flexões, entre outros, são ótimos para um treino moderado e que não requerem nenhum tipo de acessório para serem realizados”, explica à AnaMaria Digital.

Entretanto, certos itens podem fazer com que o treino fique ainda mais completo. Ela indica alguns produtos essenciais: “Acessórios como Faixa elástica, Mini band, Colchonete, Ball, Extensor, Step e Caneleira complementam o treino, principalmente para quem gosta de intercalar bastante entre diferentes modalidades”.

A personal trainer aponta também exercícios específicos para diferentes tipos de finalidade. Confira!

Para quem quer abandonar o sedentarismo
A especialista orienta exercícios mais leves para quem está começando a adotar uma rotina de treinos e quer deixar o sedentarismo para trás: “Uma caminhada e uns minutos de dança são um ótimo começo para iniciar um hábito de exercícios.”

Para quem quer queimar muitas calorias
Já para quem deseja perder peso, exercícios que estimulam a oxigenação dos músculos são mais indicados. Esses são conhecidos como os aeróbicos: aumentam os batimentos cardíacos e promovem queima calórica.

“Cardio como dança, polichinelos, bicicleta no ar, pular corda, elevação de quadril e marcha estacionária são alguns exemplos de treinos para quem deseja um resultado mais potencializado na hora de se pesar na balança”, explica Sol.

Para quem quer ter músculos definidos
Algumas pessoas, principalmente as que praticam musculação, têm como prioridade a hipertrofia, isto é, o aumento de massa muscular. Para elas, os exercícios são mais específicos.

“Para definir os membros inferiores, indico agachamento, agachamento com pulo, agachamento búlgaro, afundo, afundo lateral, elevação de quadril em uma perna só, elevação lateral de perna em pé, entre outros”, acrescenta.

“Já os membros superiores, como os braços, ficam mais definidos com exercícios como flexões, elevação lateral, prancha, ponte, abdominais, remada em pé e tríceps na cadeira.”

Cuidados necessários durante o treino caseiro
Apesar do treino caseiro oferecer conforto e segurança, ele exige alguns cuidados para não gerar nenhum tipo de problema.

“É fundamental tomar alguns cuidados para não se machucar, e, assim, fazer o treino funcionar. Não é porque você está treinando em casa que pode fazer exercício de meia e com calça jeans. Treinar em casa também exige atenção, e o ideal é usar um tênis e roupas apropriadas para fazer ginástica. O tênis, por exemplo, serve para amenizar o impacto do exercício nas articulações”, ressalta a especialista.

“Também é importante fazer um alongamento antes dos exercícios. Para absorver todos os benefícios da atividade física, é preciso desenvolver a flexibilidade, até porque um corpo mais flexível se machuca menos. O alongamento também proporciona alinhamento corporal, o que melhora a postura”, continua.

A personal trainer também alerta para a importância de uma respiração correta e da hidratação do organismo. “Respirar errado pode prejudicar o seu treino. Por outro lado, a respiração correta te ajuda a fazer seus exercícios com mais intensidade, o que consequentemente melhora o treino. Durante os exercícios, ainda é fundamental manter o corpo hidratado. Assim, a ingestão de líquidos deve repor o que está indo embora pela transpiração”, completa.