AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Carreira / TRABALHO

Como conseguir um emprego após o carnaval? Dicas para conquistar a vaga

Segundo especialista, organizações estão em fase de recrutamento após o carnaval

Da Redação Publicado em 17/02/2024, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mulher feliz no trabalho - Foto: Reprodução/Freepik
Mulher feliz no trabalho - Foto: Reprodução/Freepik

À medida que as festividades do Carnaval se encerram, muitos profissionais retomam suas buscas por oportunidades de emprego. Para aqueles que desejam conquistar uma posição significativa ou ainda, que buscam a sua primeira colocação no mercado, este é um momento para avaliar estratégias e seguir dicas de especialistas para potencializar a conquista de uma vaga

“Com a passagem do carnaval, as pessoas que estão em busca por uma vaga devem voltar o foco em ajustar e potencializar essa busca. O início do ano é o momento que as empresas estão de olho em novos talentos e muitas estão finalizando alguns processos seletivos  pensando em montar uma equipe de ponta com foco em suas estratégias e objetos", avalia Gabriel Gatto, especialista em RH há mais de 16 anos, para AnaMaria Digital.

DICAS PARA CONSEGUIR A OPORTUNIDADE

Revise e atualize seu currículo: Dedique  um tempo para revisar e atualizar seu currículo, destaque suas experiências mais recentes, conquistas profissionais e habilidades relevantes. Uma apresentação clara e objetiva é essencial para causar uma boa impressão aos recrutadores.

Esteja presente nas redes sociais profissionais: Reforce sua presença online, especialmente em plataformas como o LinkedIn. Compartilhe suas experiências, participe de grupos relevantes e conecte-se com profissionais da sua área. “Outra dica é que a pessoa compartilhe também pontos de vista diferentes com o objetivo de gerar insights relevantes, participar de discussões e que ele esteja aberto para novas conexões. Muitas oportunidades de emprego são divulgadas nessas redes, e uma presença ativa pode chamar a atenção de recrutadores”, indica Gatto.

Explore canais de recrutamento: Amplie sua busca por emprego explorando diferentes canais online, como sites especializados, grupo de vagas, agência de recrutamento e plataformas especializadas. Faça buscas regulares, ajuste suas preferências e candidate-se a vagas especialmente alinhadas com seu perfil. Considere novas abordagens para encontrar oportunidades que talvez não estivessem disponíveis antes do carnaval. 

Networking: Aproveite eventos, palestras e workshops na sua área de atuação para conectar-se com profissionais que podem abrir portas para oportunidades que não estão disponíveis publicamente. Parece uma dica óbvia, mas é preciso ter em mente que uma boa rede de contatos pode facilitar a conquista de uma nova vaga. Construir relacionamentos profissionais pode ser um diferencial importante para um novo emprego.

Seja proativo na abordagem: Identifique empresas nas quais você tem interesse e envie candidaturas espontâneas. Mostre seu interesse genuíno pela organização, destacando como suas habilidades podem contribuir para o crescimento dela. Essa abordagem proativa pode surpreender positivamente os empregadores, a busca ativa por algo que almeja pode se tornar um dos diferenciais nesse processo.

“Esse é um bom momento tanto para quem busca a primeira oportunidade de emprego, como para quem busca uma recolocação ou ainda, deseja mudar de área e se arriscar em novos desafios. Uma dica bônus para o processo inicial na busca por uma vaga é ser sempre sincero e transparente em conversar sobre seus diferenciais e expectativas acerca daquela vaga”, finaliza o especialista.