AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Casa

Deixe o seu banheiro um brinco com essas nossas dicas de limpeza

Especialista ensina como manter o ambiente sempre limpo e cheiroso

Karla Precioso Publicado em 11/05/2019, às 18h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Banheiro limpo - Shutterstock
Banheiro limpo - Shutterstock

Não é segredo para ninguém: o banheiro é uma das áreas da casa em que é preciso ter um cuidado especial com a limpeza. Mantê-lo em ordem e limpo é sinal de capricho e, especialmente, de higiene. Mas isso não significa que você vai precisar passar horas na faxina.

Iborema de Almeida, influenciadora digital parceira da Bettanin, revela dicas eficazes para manter o ambiente sempre em perfeitas condições de higiene. Vem ver!

PREPARE O BANHEIRO
Retire os objetos e acessórios para que possa limpar o espaço com tranquilidade. O ideal é começar a limpeza sempre de cima para baixo, ou seja, das paredes para o chão.

A VEZ DOS AZULEJOS
Molhe toda a parede e esfregue com uma esponja macia embebida em saponáceo cremoso, que limpa e dá brilho sem riscar. Enxágue bem. Para uma limpeza mais pesada, há no mercado também produtos específicos para remoção de mofo e limo. Use uma escova de dentes para remover a sujeira dos rejuntes.

HORA DE LAVAR O VASO SANITÁRIO
Faça uma mistura de água sanitária e detergente, e passe no lado externo do vaso com uma esponja e do lado interno com uma escova sanitária. Essa mistura é bem potente, pois limpa e desinfeta ao mesmo tempo. Para deixá-lo branquinho, use desinfetante com poder branqueador, que limpa o vaso sanitário da borda ao cano, além de remover manchas. Mantenha a limpeza e o perfume com desodorizadores sanitários.

CUIDE DO BOXE
Use lã de aço seca e passe-a levemente em todo o boxe. Isso ajuda a retirar toda a crosta de sujeira impregnada. Após isso, molhe, esfregue com uma esponja macia e enxágue novamente. Passe um rodinho de pia para tirar o excesso de água. Se preferir, use produto próprio para essa finalidade (existem versões que removem 
manchas, desengorduram, dão brilho e repelem a água, criando uma película protetora que mantém a limpeza por mais tempo). Passar uma camada fina de lustra-móveis depois de o boxe estar limpo e seco também funciona. Este acabamento cumpre a função de dar brilho e criar uma camada protetora.

DÊ UM TRATO NA PIA
Lave a cuba com detergente. Caso a bancada seja de madeira ou revestida em MDF, use lustra-móveis. Se for de pedra ou mármore, esfregue com detergente e passe um pouco de vaselina para dar brilho.

TIRE O PÓ DOS MÓVEIS 
Faça uma mistura de água e sabão de coco líquido, mergulhe o pano, torça bem e passe nas superfícies para tirar o pó. Finalize com lustramóveis. Panos de microfibra são os ideais para esse trabalho. O tecido conta com uma capacidade especial de limpeza que, além de dar brilho, garante que a sujeira seja completamente absorvida.

FINALMENTE, O CHÃO!
Jogue água em todo o chão, depois um pouco de saponáceo. Esfregue bem com uma vassoura de cerdas duras. Enxágue e retire o excesso de água com rodo. Para finalizar, misture um pouco de água com o limpador perfumado de sua preferência, mergulhe o pano, torça bem e passe em todo o ambiente.

ESPELHO RELUZENTE
Não tem segredo! Basta passar um pano seco para tirar o pó e, em seguida, um pano embebido em álcool ou produto para limpeza de vidros.

Dica esperta
A limpeza da escova sanitária deve ser feita periodicamente por causa do acúmulo de bactérias. Lave bem com água e detergente, e depois borrife um bactericida puro sem diluir. Deixe secar naturalmente.

O PULO DO GATO

  • Depois que terminar a limpeza, coloque nos ralos e no lixo pedrinhas de naftalina, que evitam a proliferação de insetos. 
  • Use e abuse dos aromatizadores de ar. Eles trazem harmonia para o ambiente, garantindo um cheiro sempre agradável.
  • Lave o banheiro pelo menos uma vez por semana. Diariamente, troque o lixo e desinfete o vaso.