AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / FAXINA!

Pode misturar? 6 combinações de produtos de limpeza que podem ser perigosas

Saiba quais produtos de limpeza podem trazer riscos à saúde quando misturados

Saiba quais produtos de limpeza podem trazer riscos à saúde quando misturados - Kelly Sikkema│Unsplash
Saiba quais produtos de limpeza podem trazer riscos à saúde quando misturados - Kelly Sikkema│Unsplash

Muitos dos hábitos da limpeza doméstica que praticamos em casa aprendemos com nossas mães, que aprenderam com nossas avós. Mesmo com carga afetiva, aquela misturinha milagrosa de família para limpar os rejuntes ou desinfetar o banheiro pode trazer sérios riscos à saúde. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) adverte que produtos de limpeza só podem ser misturados se houver indicação no rótulo. 

Todos os produtos chamados saneantes, como detergente líquido, sabão em pó, água sanitária e desinfetantes devem ter registro na ANVISA e trazer no rótulo as instruções de uso e aviso de perigo na manipulação.

De acordo com a instituição, nos primeiros meses da pandemia de COVID-19, o número de intoxicações em adultos por exposição tóxica a produtos de limpeza cresceu 23,3%. 

A mistura incorreta de produtos de limpeza pode resultar em uma reação química perigosa. Isso porque alguns produtos contêm substâncias químicas que, quando combinadas, podem criar gases tóxicos, vapores nocivos ou até mesmo explosões. 

Produtos de limpeza

Pensando nisso, AnaMaria listou 6 misturas comuns de produtos de limpeza que podem resultar em riscos à saúde. Vanessa Carvalho, especialista em química da marca de produtos de limpeza e autocuidado ecológicos positiv.a, explica porque é preciso ter cuidado com cada uma dessas misturas. 

Confira a seguir os produtos que nunca podem ser combinados:

Alvejante e Amoníaco:

O alvejante é um produto de limpeza comum nos lares. Ele é usado para desinfecção de superfícies ou roupas e pode conter cloro na composição. Já o amoníaco é encontrado em produtos como limpa-vidros comuns. 

“Misturados, esses dois produtos podem criar um gás altamente tóxico chamado cloramina. Quando inalado, esse gás pode causar irritação nos olhos, pele e queimação na garganta. Além disso, a cloramina pode se acumular no ar e causar problemas em pessoas com condições respiratórias preexistentes”, explica Vanessa. 

Ácido e cloro:

A combinação desses dois produtos de limpeza pode resultar na liberação de gás cloro, que além de causar problemas respiratórios, também pode gerar danos ao sistema nervoso central. O gás cloro é especialmente perigoso quando inalado em espaços fechados, onde não há ventilação. 

Água sanitária e vinagre: 

Misturar água sanitária e vinagre também forma o gás cloro. Esse gás, se inalado em grande quantidade, pode causar danos irreversíveis aos pulmões.  

“O vinagre possui ácido acético em abundância e quando entra em contato com o hipoclorito de sódio, presente na água sanitária, produz cloro gasoso. O gás cloro é super agressivo para o sistema respiratório. Não é recomendável que se use os dois juntos.”, diz a química. 

Produtos de limpeza

Não são só os produtos químicos que garantem uma limpeza completa e eficiente. Confira 5 ferramentas essenciais para agilizar a faxina!

Água sanitária e álcool: 

Se combinados, esses dois produtos de limpeza formam três substâncias tóxicas: a cloroacetona, o clorofórmio e o ácido clorídrico, que causam irritação e queimadura, e podem prejudicar o sistema nervoso central e afetar os pulmões, rins, fígado, olhos e a pele.   

“Além de ser muito inflamável, o álcool apresenta um caráter ácido. Sua junção com o hipoclorito de sódio reduz as principais funções humanas, ocasionando dificuldade de respiração e queda nos batimentos cardíacos. Portanto, é uma mistura altamente prejudicial e não recomendada”, alerta.

Detergente e desinfetante: 

Dois produtos que parecem inofensivos quando misturados, porém, também merecem atenção quanto ao uso em conjunto. 

“A maioria dos desinfetantes contém compostos amoníacos, ao misturar com detergente pode ocorrer a formação de gases, causando intoxicação, queimaduras e alergias”, ressalta. 

Vinagre e bicarbonato de sódio:

Por fim, uma misturinha comum em vídeos espalhados pela web. A receita promete clarear superfícies, tirar manchas insistentes e desodorizar tapetes. Apesar de serem duas substâncias muito úteis no dia a dia, juntas elas não funcionam muito bem. 

O vinagre é um composto ácido. O bicarbonato, por outro lado, é um composto básico. Assim, quando misturamos, há uma anulação de suas ações.

“Além disso, eles também podem causar explosão em caso de recipiente fechado. Separados, esses dois produtos são ótimos para limpeza e ideais para quem quer evitar os produtos convencionais”, conclui Vanessa.

Dica extra! 

A plataforma ‘Pode misturar?’ é uma parceria entre a farmacêutica Laura Marie, do canal no YouTube ‘Nunca Vi 1 Cientista’, e o desenvolvedor de sistemas Mauro Souto. O site conta com um sistema simples, onde você pode consultar se a mistura de duas substâncias é perigosa ou não.

Dia de faxina? Confira agora mesmo 10 dicas de como otimizar a limpeza doméstica!