AnaMaria
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaSpotify AnaMaria

Mais segurança na sua cozinha

Separamos algumas orientações para garantir a segurança de toda a sua família na hora de manusear o botijão de gás.

Redação Publicado em 07/06/2016, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

Mais segurança na sua cozinha - Shutterstock
Mais segurança na sua cozinha - Shutterstock
Manusear o botijão de gás é algo que muita dona de casa faz com naturalidade. Mas isso não significa que seja tarefa fácil. Recentemente, a explosão de um deles causou a morte de três pessoas na grande São Paulo. Com ajuda da Copagaz, separamos algumas orientações para garantir a segurança de toda a sua família.


Fique atenta ao cheiro de gás
Pode ser sinal de vazamento. Nesse caso, abra portas e janelas para dispersar o gás e não ligue aparelhos elétricos. Se achar necessário, chame a assistência técnica da distribuidora de gás (o número está no corpo do botijão) ou ligue para os bombeiros.


Faça a instalação correta
Não deixe o botijão deitado. Na hora da instalar, evite passar a mangueira por trás do fogão, pois pode derreter e provocar vazamento. Além disso, fique atenta aos prazos de validade da mangueira e da válvula.


Compre só em locais confiáveis
Descarte postos de venda informais ou clandestinos. Ah, e fique esperta quando oferecerem um botijão com valor muito abaixo do mercado, pois o produto pode não ser tão confiável assim.


Atente-se ao prazo de validade
A cada dez anos, o botijão deve passar por testes rigorosos para verificar se continua em condições de permanecer no mercado. Outra coisa: não use o produto caso ele esteja amassado ou enferrujado.


Armazene-o em local adequado
O ideal é guardá-lo do lado de fora da cozinha, em local arejado, coberto e protegido da chuva. Também é fundamental colocar o produto a uma distância mínima de 1,5 m de tomadas, interruptores, instalações elétricas, ralos ou grelhas de escoamento de água.
{# Taboola Newsroom #}